Todo mundo já disse alguma mentira em algum momento da vida, seja uma mentira pequena ou grande. No entanto, mesmo já tendo mentido ninguém gosta de saber que outra pessoa lhe faltou com a verdade. O que não dá é para viver sempre pensando que as pessoas estão mentindo para nós, não é mesmo?
Saiba que existem algumas formas de perceber que uma pessoa está mentindo para nós. A seguir vamos te dar dicas de como perceber uma mentira, isso porque o corpo da pessoa que mente dá sinais de que ela está dizendo uma inverdade. Qualquer pessoa é capaz de identificar esses sinais de mentira vindos da outra pessoa.
O Padrão da Fala
Observe que quando conversamos mantemos um padrão de fala, seja falar rápido, devagar alto ou baixo, mas sempre com mantendo uma uniformidade. Assim que a pessoa começa a dizer uma mentira esse padrão muda. Enquanto estamos contando a mentira o nosso cérebro começa um processo de criação.
Um exemplo desse momento criativo é quando a namorada pergunta ao namorado: “Onde você esteve ontem à noite?”; ele entende a pergunta, mas antes de responder faz outra pergunta: “O que?”. A pausa é essencial para que ele possa pensar na mentira que irá contar.
Outros Sinais
Além de alterar o padrão de fala uma pessoa que está mentindo em geral elenca muitas justificativas para a sua história. Os pés e as mãos começam a se mexer de maneira frenética e o tom de voz se torna outro. Então se estiver conversando com alguém que dá esses sinais pode ter uma boa ideia de que se trata de um mentiroso.
O Cérebro e a Mentira
O corpo mantém uma relação de fidelidade com a verdade do que fala, sendo assim a fala é criada pelo consciente, no entanto, os sinais que o corpo dá são criados pelo inconsciente, não tem como a pessoa ter controle sobre isso. O cérebro não entende a negação, isto é, se uma pessoa pensa que não deve pensar na cor amarela é exatamente no que ela vai pensar.
Uma mentira funciona como um tipo de negação da verdade que acarreta em diversas alterações fisiológicas. Contudo, devemos ressaltar que não existem regras a respeito dos sinais de alerta de que uma pessoa está mentindo. A seguir vamos listar os sinais mais comuns de que uma pessoa está mentindo.
Sinais de Que Uma Pessoa Está Mentindo
Desvio de Olhar
Grande parte das pessoas tem dificuldade em manter o contato visual de forma natural enquanto está mentindo.
Olhar Fixo
Como esse sinal de desviar o olhar é bastante conhecido como sinal de mentira muitas pessoas utilizam a tática de olhar fixamente nos olhos da outra pessoa. Essas pessoas tendem a fixar os olhos de maneira exagerada nos olhos do interlocutor. Pessoas que dizem a verdade somente precisam contar a sua história, já pessoas que mentem tem que convencer a outra pessoa de que estão dizendo a verdade.
Piscar
Quando uma pessoa está dizendo uma mentira tende a piscar por um período mais longo. Trata-se de um efeito inconsciente do cérebro que se recusa ao que a pessoa está dizendo e dessa forma causa as piscadas mais longas, ou seja, fecha os olhos diante da mentira. Então se a pessoa com quem você está conversando está dando piscadas muito longas vale desconfiar.
Tom de Voz
Como a pessoa não tem segurança do que está dizendo porque é uma mentira a sua voz fica trêmula, cortada e sem fluidez. É normal que o tom de voz seja projetado para dentro, fique baixo.
Mãos Nervosas
O organismo funciona como uma máquina e como tal quando percebe que há um sinal de alerta seja por nervosismo ou ansiedade tende a ter a sua temperatura periférica a cair. Devido a isso quando uma pessoa está mentindo tende a ficar com os seus pés e mãos gelados. Fique atento ainda a mãos trêmulas e agitadas que também podem indicar uma mentira.
Cor da Pele
Durante uma mentira o nervosismo pode mudar a cor e a aparência da pele de uma pessoa. Algumas pessoas ficam mais vermelhas enquanto outras ficam mais pálidas. Outro ponto a ser observado é a sudorese repentina que pode ser um indicador de mentira.
A História
Normalmente para contar uma história que é mentira a pessoa começa a fazer muitos rodeios, dar muitas justificativas, fala demais. Então se aquela sua amiga que nunca é tão prolixa ao falar começa a contar uma história homérica dá para desconfiar que na verdade é mentira.
Pausas
Se durante uma conversa fluida a outra pessoa começa de repente a fazer pausas na sua fala pode ser um indicador de que o cérebro está se preparando para criar as próximas informações.
Colocar as Mãos nos Bolsos
Quando uma pessoa coloca as mãos nos bolsos pode ser um indicativo de que está escondendo alguma coisa ou que está fechada para dar ou receber informações. Já quando a pessoa está com a palma das mãos abertas e viradas para a pessoa com quem conversa demonstra muito mais tranquilidade.
Olhar para o Lado Esquerdo
No caso de pessoas destras o lado esquerdo é o lado da criação e dessa forma quando alguém lhe faz uma pergunta e essa pessoa move seus olhos para a esquerda pode indicar que está elaborando uma resposta, uma mentira para contar.
Olhar para o Lado Direito
Olhar para o lado direito não indica mentira, pois esse é o lado da memória e a pessoa pode estar apenas buscando as informações que lhe foram pedidas.
Saliva
Já ouviu aquela expressão “engolir seco”, pois é exatamente isso o que acontece com um mentiroso. Isso porque quando o corpo entra em alerta devido a uma situação de estresse (para grande parte das pessoas mentir é uma situação de estresse) apara de produzir saliva. Sem saliva a pessoa começa a engolir seco, esse sintoma varia de acordo com o nível de nervosismo e tensão do mentiroso, contudo, é bem comum que a boca fique seca.
Coceira
Esse é outro sinal de mentira, isso porque o cérebro recusa a história que está sendo contada. Para mostrar que se recusa a contar mentiras o cérebro pode levar a mão a boca, ouvidos ou então a cabeça. A coçada na cabeça de um mentiroso significa que seu cérebro está dizendo que não concorda.
Quem é que não conhece um mentiroso nesta vida? Bom, o fato é que algumas pessoas abusam desse artifício para tirar vantagem própria, para lesar e enganar terceiros. Se é doença, transtorno ou simplesmente maldade não é o intuito deste artigo, e sim aprender como diagnosticar o mentiroso. Existem alguns indícios que indicam como são os trejeitos de alguém quando está mentindo. Pelo menos três traços principais são notados no mentiroso, são eles:
Movimento dos Olhos
Eis aqui um dos mais característicos trejeitos do mentiroso: o jeito de movimentação do olhar. Se você conseguir identificar e aprender essa informação, poderá tirar vantagem e minimizar dores de cabeça com os mentirosos. Uma pessoa que está mentindo geralmente tenta ficar olhando para a esquerda, e, quando está dizendo a verdade quase sempre para a direita. Porque isso seria verdade? Isso acontece porque quando a pessoa mente ela está usando uma área do cérebro diferente da área de quem está falando a verdade. Para mentir, precisamos criar uma história, e isso acontece na parte da frente do cérebro, onde se localiza nosso lado criativo, que estará trabalhando firme para inventar a estória. Quando falamos a verdade a área que o cérebro é ativado é a traseira, pois temos de buscar a memória e nisso, movimentamos nosso olho para o lado direito. Isso se deve à movimentos espontâneos, naturais de nosso corpo e reflexos que dificilmente podem ser controlados. Com algum treino e muita paciência, você conseguirá descobrir os mentirosos por esse lado.
Modulação de Voz
Na grande maioria das vezes o mentiroso apresenta um discurso descompassado e sem um padrão de altura. Isso acontece pois quem fala a verdade não precisa pensar no que está falando, só precisa ativar e lembrar o que realmente aconteceu e isso sugere uma narrativa calma, tranquila e numa entonação de voz. Já o mentiroso, por estar criando a história, vai Ter momentos em que falará devagar, fruto de estar concentrado em Ter que discursar e ao mesmo tempo pensando na história que terá de contar, com momentos de extrema excitação, rapidez e altura na fala, fruto de que ele está orgulhoso de estar conseguindo montar uma história convincente e se fazendo acreditar.
Linguagem Corporal
Outra fácil de perceber é que a grande maioria dos mentirosos tentam encobrir seu rosto durante a mentira, nem que seja através de uma discreta coçadinha na cabeça – reflexo de que o cérebro percebeu que não vai contar a verdade e tenta impedi-lo, involuntariamente através da mão no rosto. O mentiroso tem por característica sempre iniciar um discurso com uma pequena porção de verdade e com uma pequenina porção de verdade no final, pois precisa disso para dizer que a pessoa se confundiu com o que ele falou, caso a mentira seja desmascarada. De uma forma ou outra, fique de olho!