Preso ao Passado

Nem todo mundo é capaz de superar algumas adversidades da vid,a e para elas podemos dizer que a pessoa está presa ao passado. Não é fácil, é fato, viver o presente quando muito bom aconteceu em tempos longínquos ou muito ruins e se tenta superar, mas estar preso ao passado não ajuda em nada. Podemos dizer que alguém está preso ao passado quando ele vive de lembranças e se refere há um tempo distante como o melhor momento da sua vida. É comum com pessoas idosas e aqueles que viveram algum momento de gloria e fama há anos e querem que este momento não passe. De fato é confortável estar preso ao passado.

Preso ao Passado

Preso ao Passado

É quanto vivemos na mente a melhor época de nossas vidas e ela pode ser a que quiser. Para alguns seres viver estar lembranças é relembrar, é saborear um pouco mais os anos mais felizes da vida, mas nem sempre é assim que funciona. De fato uma boa lembrança pode ser sempre um bom refresco para trazer a felicidade e um sorriso no rosto, mas estar preso ao passado pode custar uma perda de realidade presente. Viver no passado pode não ser saudável em alguns casos. Algumas pessoas esquecem o presente para viver apenas de lembranças e isso às vezes as faz desprezar as pessoas ao seu redor apenas pensando no que aconteceu. Estar preso ao passado pode ser apenas uma não aceitação da condição presente e nestes casos um bom psicólogo pode ajudar com terapia ou ainda uma convivência saudável com amigos e parentes.

Preso ao Passado

Preso ao Passado

Pode ainda ser um simples problema de perda de fama, que merece um trato psicológico em todo caso e um acompanhamento profissional para que o caso não se torne mais grave e forme um quadro depressivo. Quando estiver preso ao passado é uma doença Algumas pessoas não estão presas ao passado porque querem, é fruto de doenças mentais. Um bom exemplo é a Alzheimer, uma doença que causa demência, perda de memória recente e em muitos casos as pessoas vivem suas vidas como se fossem bem mais novas, revivendo tempos em que a mente se considerada segura e contente.

Preso ao Passado

Preso ao Passado

Em casos mais graves a doença traz o paciente a tempos de quando era criança, em outros para a adolescência e me outros ela simplesmente apaga toda a memória e apenas acrescenta nova. Por isso alguns idosos casados acreditam que se apaixonaram de novo e até namoram mesmo sendo casados, pois não conseguem se apaixonar pelos esposos. Nestes casos a prisão ao passado é totalmente involuntária, é a causa de uma doença e que infelizmente ainda não tem cura e nem reversão. Algumas pessoas não se mantêm na mesma época do passado, migram para vários anos e acordam nem que seja por alguns momentos totalmente lúcidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.