A Tragédia do Suicídio

Ver alguém que você ama cometer suicídio é uma das mais dolorosas experiências humanas imagináveis. É uma espécie de tristeza que é difícil imaginar a menos que você esteja ciente da situação da vítima ou a conhece pessoalmente.

Mesmo que você tenha experimentado a perda de muitos outros entes queridos, mesmo em circunstâncias trágicas, lidar com a tristeza de alguém que se foi porque tirou sua própria vida é diferente. Independentemente da sua idade ou seu sexo, ou da pessoa que faleceu, lidar com o suicídio nunca é fácil.

É uma dor que parece ser mais pessoal do que qualquer outro tipo, e nos deixa imaginando, às vezes para o resto de nossas vidas, a verdadeira causa de seu ato final de desespero.

Psicológico

Lidar com a perda de um ente querido, cuja morte foi resultado de um suicídio é muito desafiador. Além dos sentimentos de perda e imensa tristeza, o indivíduo pode também estar passando por choque, culpa, raiva e dificuldade para entender o que deu errado.

Um suicídio é geralmente uma morte inesperada, por isso é difícil lidar com todos estes sentimentos, ao mesmo tempo. Muitas pessoas têm descrito o processo de luto de alguém que morreu de suicídio como uma montanha-russa terrível que não vai acabar.

Há muitos sentimentos que vêm com a morte de alguém que você ama desta maneira. Alguns dos sentimentos vivenciados são culpa, raiva, vergonha, confusão, desespero, traição e de abandono. Essa mistura de emoções é, compreensivelmente esmagadora.

Muitas pessoas que estão de luto depois de um suicídio se tornam obcecadas com a necessidade de compreender as razões da pessoa para a sua ação. Isso pode ser uma necessidade que nunca pode ser saciada.

Devido a isso, pode haver um grande senso de responsabilidade pela morte. Outras pessoas se irritam e se sentem como se o falecido cometesse o suicídio em um ato odioso.

O Estigma Ligado ao Suicídio

O estigma associado com o suicídio realmente afeta o processo de luto, mais do que muita gente imagina. Há muitos tabus culturais e crenças religiosas anexados ao suicídio, que podem levar alguém a ser julgado injustamente pelos amigos quando eles realmente precisam deles.

Muitas pessoas evitam o tema do suicídio por completo, nunca se permitindo o tempo para lidar com a dor que estão sentindo.

O estigma associado ao suicídio realmente deixa um monte de gente se sentindo isolados, o que pode tornar o processo de luto ainda mais difícil, e pode deixar algumas outras em risco de suicídio.

Você Não Está Sozinho

Quando você está lidando com a perda de alguém que você ama, você está lidando com a mistura de emoções e a tristeza é agravada quando são tocados por suicídio.

Você deve saber que você não está sozinho. Anualmente ocorrem 10 a 20 milhões de pessoas que tentam suicidar-se, e estas são pessoas de todas as idades, raças e condição social.

Estatisticas

Na verdade, uma em cada quatro pessoas conhecem alguém que já passou por isso. Homens com mais de 70 anos de idade são mais propensos a cometer suicídio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.