A Falta de Energia Elétrica e a Iniciativa

A Energia Elétrica

Sabe naquela noite que você escuta um “cabrum” durante uma tempestade de verão e a energia elétrica acaba? O que fazer? Pausa para reflexão…

Vou citar algumas possibilidades. Procuro a lanterna porque alguém tem dificuldade com escuro; vou buscar algumas velas e correr o risco de incendiar a casa; fico sentadinho até a energia elétrica ser restabelecida, ou … apanho o telefone e notifico a prestadora do serviço que o fornecimento de energia elétrica foi interrompido. Como equacionar a questão? Vai de perfil ou de formação? De ambas opções?

Vamos dar uma Analisada nas Possibilidades Citadas

A Falta de Energia Elétrica e a Iniciativa

A Falta de Energia Elétrica e a Iniciativa

A lanterna, paliativo mais indicado sobre a questão de segurança, pode estar no carro, na mesa de cabeceira de cama, estar com as pilhas exauridas ou nem existir naquela residência. As velas, coisa mais do tempo da avó, sem contar o risco de incêndio e o cheiro de cemitério após serem apagadas.

Esperar para a energia elétrica voltar pode ser uma opção acomodada, porém, sem ônus para uma pessoa que não tem muito jeito para fazer algo a mais. Bom, pela minha ótica, penso que o melhor é tomar uma providência ativa, pegando o telefone e ligando para quem de direito e informar que estamos no escuro, sem a geladeira funcionando etc.

No cenário empresarial vemos inúmeras situações de falta de ações simples que poderiam levar o resultado final a uma melhor performance. Dia após dia vemos na mídia que o resultado dessa ou daquela empresa não está satisfatório e/ou que outra empresa faliu ou não “anda bem das pernas”.

Administradores do Dinheiro Público

Tipos

Tipos

Quantos executivos de diversos escalões brincam de empresários, ao passo que deveriam fazer trabalho sério e dedicado. E se falarmos nos administradores do dinheiro público, quantos incompetentes se vestem de sabedores e norteiam o uso do dinheiro do povo para caminhos não desejáveis ou até mesmo não aceitáveis. Claro que temos gente de competência no citado meio, alguns até muito espertos!

A’ questão iniciativa para a ação será que pode ser adquirida? No processo de educação de nossos filhos, muitas e muitas vezes os incentivamos ao fracasso, ao medo, à insegurança, à lei do “espertalhão”… e, lá no futuro cobramos deles o sucesso, a retidão, a iniciativa em resolver questões no mundo de gente grande.

Incoerência

Sobre

Sobre

Cito sempre a palavra incoerência entre o falar e o agir no processo enquanto somos os heróis de nossos filhos. Muitas de nossas atitudes são absorvidas por eles, algumas delas, inadequadas, replicadas pela vida sem grande reflexão, pois meu/minha pai/mãe faziam. Pouco refletimos sobre o que aprendemos no seio familiar.

Você já viu um mosquito do lado de dentro de um cômodo que tem tela na janela? Fica batendo na tela até o final de sua vida e não procura a saída em outro cômodo sem tela. Dá para fazer diferente do mosquito, procurando outra saída para as situações (à primeira vista) sem saída?

Autor: Dirceu Pereira Mendonça

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.