Japão
O Japão é um país situado na Ásia, mais precisamente um país insular, ou seja, que é composto por uma ou mais ilhas. Assim, ele é um conjunto de mais de seis mil ilhas, que se localiza no Oceano Pacífico, ficando a direção leste do mar do Japão, da China, da Rússia e das Coreias do Norte e do Sul. As maiores ilhas se chamam Honshu, Hokkaldo e Kyushu. Em geral elas são bastante montanhosas e vulcânicas.
Seu nome é composto por caracteres que representam “Origem do Sol”, conferindo também o título de “Terra do Sol Nascente” ao Japão. Esse país também é muito conhecido por sua imensa população, sendo a décima maior de todo o mundo, contando com quase cento e trinta milhões de habitantes.
O Japão também conta com a maior região metropolitana do mundo, sendo essa, a região metropolitana de Tóquio – capital do país – que abrange várias outras prefeituras adjacentes, fazendo com que a população metropolitana seja de mais de trinta milhões e habitantes.
Considerada uma grande potência econômica, o Japão é a nação com a terceira maior economia do mundo – sendo avaliado pelo Produto Interno Bruto (PIB). – Além disso, é a quarta nação que mais exporta e importa produtos e também com o quarto maior poder de compra. A segurança no país é bem ampla e modernizada, visando sempre a manutenção da paz, e isso influencia fortemente no elevado padrão de vida que o Japão possui, tendo o décimo sétimo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais alto do mundo. Ele também conta com a expectativa de vida mais alta do mundo, e menor taxa de mortalidade infantil, dados estimados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Brasil
O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo, considerando o seu território. Ele é delimitado pelo Oceano Atlântico no lado leste, e faz fronteira com países como Venezuela, Suriname, Guiana Francesa, Colômbia, Bolívia, Peru, Argentina, Paraguai e Uruguai, ou seja, o Brasil faz divisa com praticamente todos os países da América do Sul, exceto o Chile e o Equador. O país também conta com diversos arquipélagos – conjunto de ilhas – em seu território, destacando-se o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, o Atol das Rocas e o Arquipélago de Fernando de Noronha.
O país é bastante diverso tanto étnica quanto culturalmente, fato que se dá principalmente pela decorrência de diversas imigrações advindas de vários locais de todo o mundo. Essas imigrações iniciaram-se com a vinda de Portugueses para o país, no ano de 1500, já que até dado momento, o país era habitado única e exclusivamente por índios. A partir disso, o Brasil se torna uma colônia portuguesa, tendo isso modificado apenas quando a capital do reino teve que ser deslocada ao Rio de Janeiro, devido a invasões territoriais em Portugal. O vínculo com Portugal foi rompido apenas 1822, quando o imperador Dom Pedro I, proclamou a independência.
Tendo em vista todo esse processo de domínio do país, foi acarretado uma série de retardos em sua evolução¸ fazendo com que ainda hoje o Brasil seja considerado um país subdesenvolvido, mas ainda assim é a maior economia da América Latina e a segunda maior da América em geral, porém a renda é considerada mal dividida, e desse modo as crises que são bastante constantes no país, acabam afetando ainda mais as pessoas mais pobres.
Diferenças Entre Brasil e Japão
Ainda que no Brasil existam muitas pessoas que admiram e acompanham de perto a cultura e a gastronomia japonesa, existem muitas diferenças entre a nossa cultura e a que foi citada. A cultura oriental tende a ser bem mais tradicional, e a brasileira bem mais mestiça.
Uma das primeiras diferenças é que o Japão segue uma linha de governo imperial, onde o poder é passado de geração em geração, ou seja, por meio de “sangue nobre”. Já no Brasil, segue-se uma democracia popular, onde as eleições ditam o futuro da política no país. A religiosidade no país também é seguida de modo bem diferente, já que no Japão as principais religiões são o Xintoísmo e o Budismo, e no Brasil, o Cristianismo é o mais presente. No Japão também existem algumas pessoas cristãs, mas essa religião adentrou o país apenas em 1594.
No Japão as pessoas são bastante educadas para colaborar na manutenção da limpeza dos locais, sejam eles públicos ou privados. No Brasil as coisas são um pouco diferentes, principalmente porque aqui existe a cultura de jogar lixos no chão, o que ocasiona alguns problemas de poluição e prejuízos no sistema de bueiros, gerando até mesmo enchentes e alagamentos.
Algumas curiosidades também são o fato de que os japoneses também costumam beber bastante, mas ao invés de beber cerveja, como os brasileiros, eles tem o hábito de beber café. No Japão também existe o costume de não se entrar de sapato nos ambientes, sejam eles residências, empresas ou escolas.
Um outro ponto é que no Japão é bastante comum que as pessoas durmam com as janelas abertas, sem qualquer dúvida a respeito da segurança do país, mas ainda assim lá acontecem alguns assaltos, porém em proporções bem menores às brasileiras.
Diferença Entre o Brasil e o Japão na educação
Acima foram citadas algumas diferenças e curiosidades gerais entre o Brasil e o Japão, porém nesse tópico serão apresentados alguns itens que diferem os dois países no aspecto educacional, já que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Japão possui uma altíssima igualdade na educação, onde tanto os estudantes de classes sociais altas, quanto os de baixa, possuem uma qualidade de educação equivalentes.
A diferença entre o Brasil e o Japão se tornam ainda mais evidentes quando os índices de evasão são comparados. No Japão, cerca de 97% dos jovens se formam no ensino médio, enquanto no Brasil, cerca de 46% terminam essa fase escolar. Esse resultado pode ser reflexo da boa distribuição de professores, e pelo fato dos mesmos serem altamente capacitados.
No Japão existem algumas curiosidades, como o uso de uniformes tradicionais, que envolvem camisas sociais e calças pretas e/ou saias plissadas, o que deixa o ambiente escolar com um ar bastante formal. Outro ponto é que nas escolas não existem zeladores, pois como já foi dito, todos os japoneses já são educados com uma ideia de limpeza e organização, e dessa forma os próprios estudantes e professores se responsabilizam pela limpeza do ambiente. Já no Brasil os uniformes são bem mais simples e confortáveis, e as escolas em geral possuem vários serviçais que prezam pela limpeza e organização da escola.
Desse modo é possível analisar que cada país possui sua peculiaridade a respeito de cultura e educação, e assim poderiam se inspirar e tirar as coisas boas uns dos outros, de modo a agregar e aprender uns com os outros.