As Crianças
A palavra motivação é usada para descrever o motivo pelo qual uma pessoa se engaja em uma determinada forma de comportamento. De acordo com Geen, “A motivação se refere ao início, a intensidade, a direção e a persistência do comportamento humano”. A motivação também pode ser descrita com palavras como estímulo e incentivo. Basta lembrar que a motivação é a razão pela qual um indivíduo se comporte de uma determinada maneira.
A motivação foi, por diversas vezes, o centro de estudos psicológicos e neuropsicológicos para compreender a conduta do ser humano. É sempre desejável motivar a criança, de modo a caminhar para o seu bem-estar, de uma forma inteligente e de maneira espontânea. Os três instintos dominam a vida dos seres humanos: o instinto do sexo, da preservação e da necessidade de ser social. É importante reconhecer o fato de que as crianças também buscam ganhos pessoais no que fazem. O mesmo pode ser canalizado de forma saudável, através da adoção da motivação certa.
As Motivações Infantis
A literatura especializada listou nove motivadores para o crescimento saudável das crianças. Estes fatores de motivação são o amor, o ganho pessoal, a imitação, o prazer, a segurança, a necessidade de evitar o medo, a necessidade de experimentar coisas novas, a conveniência e a tendência para fazer coisas que são simples e fáceis.
Diante do exposto, pode-se ver facilmente que o melhor caminho é motivar as crianças através de itens que farão com que se sintam bem consigo mesmas. Estas são também as coisas que nós queremos que elas façam. A punição, na verdade tem curta duração e, em seguida, pode tornar as crianças gananciosas e temerosas. Assim, os motivadores mais poderosos são sempre de natureza emocional e o foco tem de ser sobre as reais necessidades da criança a longo prazo. Ao fazer a tarefa, a criança deve sentir que, com isso, ela está ganhando pessoalmente.
O Fator Psicológico
A melhoria da auto-estima pode ser um poderoso fator motivador para que as crianças se comportem de uma determinada maneira. Assim, o elogio e a apreciação podem ser motivadores muito fortes. Outra coisa: ser como os outros nos fazem sentirmos aceitos e confortáveis. Fornecer uma variedade de experiências e estímulos de forma divertida pode ser um excelente gatilho para conseguir mais dos pequeninos, e para toda a sua vida.
Essa nova forma divertida de aprender adota o prazer como maior fonte de motivação para os seres humanos virem a executarem alguma ação. É importante pensar em todos os incentivos que foram listados acima, para trabalhar de uma forma mais criativa e benéfica na moldagem da personalidade das crianças.