Tentando ser reconhecida como a “Hollywood brasileira”, a prefeitura municipal da cidade de Paulínia, interior de São Paulo, investiu alto na construção de 4 estúdios de cinema e em um grandioso teatro, com capacidade para aproximadamente 1300 pessoas. Toda essa infraestrutura ajudou a atrair a atenção de produtores e diretores de filmes, tanto nacionais, como O menino da Porteira, e internacionais, como Ensaio sobre a Cegueira, que filmaram cenas utilizando recursos oferecidos pela cidade. Para continuar atraindo o interesse desses profissionais, a prefeitura desenvolveu o programa Paulínia Magia do Cinema, que envolve além da construção de escolas para ensinar quem quiser trabalhar em qualquer área da produção de um filme, como o Festival de Cinema de Paulínia.

Festival
O festival começou em 2008 e contou com a participação de grandes atores brasileiros, como Selton Mello. O evento é uma forma de desenvolver o cinema na região e no país, estimulando uma competição entre os longas-metragens de ficção e de documentários. No evento também são exibidos curtas nacionais e internacionais. Além disso, a prefeitura possibilita cursos e workshop para, quem tiver interesse em trabalhar na produção de um filme, se aperfeiçoar. O importante disso é que tudo que é promovido como parte do Festival de Cinema de Paulínia é de graça.

Participação
Nesse ano, o total das premiações será de 650 mil reais. O melhor filme de ficção concorrerá ao maior prêmio do festival, cerca de 150 mil reais. Os indicados nessa categoria são: 5x Favela, Agora Por Nós Mesmos, de Manaíra Carneiro e Wagner Novaes, Rodrigo Felha e Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra; Broder, de Jefferson De; As Doze Estrelas, de Luiz Alberto Pereira; Desenrola, de Rosane Svartman; Dores e Amores, de Ricardo Pinto e Silva; e Malu de Bicicleta, de Flavio Tambellini.
Já na categoria documentários, cujo prêmio será de 50 mil reais, os filmes selecionados foram: As Cartas Psicografadas de Chico Xavier, de Cristina Grumbach; Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley; Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil; Programa Casé, de Estevão Ciavatta; São Paulo Cia de Dança, de Evaldo Mocarzel; e Sobre Leite e Ferro, de Claudia Priscilla.
Outros Festivais Brasileiros
Todo ano, outros festivais acontecem por todo o Brasil. Um dos festivais mais tradicionais é o Festival de Gramado, que geralmente acontece no mês de janeiro desde 1973. Outro evento importante é O Cine Ceará, que reúne filmes do Brasil, Portugal, Espanha e de toda América Latina. Ambos são muito prestigiados por atores e diretores brasileiros.

Brasil
Outro evento importante de cinema que acontece todo ano é a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O evento foi criado em 1977 pelo crítico de cinema Leon Cakoff, que quis comemorar os 30 anos da fundação do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).