Festival de Cinema de Paulínia

Tentando ser reconhecida como a “Hollywood brasileira”, a prefeitura municipal da cidade de Paulínia, interior de São Paulo, investiu alto na construção de 4 estúdios de cinema e em um grandioso teatro, com capacidade para aproximadamente 1300 pessoas. Toda essa infraestrutura ajudou a atrair a atenção de produtores e diretores de filmes, tanto nacionais, como O menino da Porteira, e internacionais, como Ensaio sobre a Cegueira, que filmaram cenas utilizando recursos oferecidos pela cidade. Para continuar atraindo o interesse desses profissionais, a prefeitura desenvolveu o programa Paulínia Magia do Cinema, que envolve além da construção de escolas para ensinar quem quiser trabalhar em qualquer área da produção de um filme, como o Festival de Cinema de Paulínia.

Festival

O festival começou em 2008 e contou com a participação de grandes atores brasileiros, como Selton Mello. O evento é uma forma de desenvolver o cinema na região e no país, estimulando uma competição entre os longas-metragens de ficção e de documentários. No evento também são exibidos curtas nacionais e internacionais. Além disso, a prefeitura possibilita cursos e workshop para, quem tiver interesse em trabalhar na produção de um filme, se aperfeiçoar. O importante disso é que tudo que é promovido como parte do Festival de Cinema de Paulínia é de graça.

Participação

Nesse ano, o total das premiações será de 650 mil reais. O melhor filme de ficção concorrerá ao maior prêmio do festival, cerca de 150 mil reais. Os indicados nessa categoria são: 5x Favela, Agora Por Nós Mesmos, de Manaíra Carneiro e Wagner Novaes, Rodrigo Felha e Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra; Broder, de Jefferson De; As Doze Estrelas, de Luiz Alberto Pereira; Desenrola, de Rosane Svartman; Dores e Amores, de Ricardo Pinto e Silva; e Malu de Bicicleta, de Flavio Tambellini.

Já na categoria documentários, cujo prêmio será de 50 mil reais, os filmes selecionados foram: As Cartas Psicografadas de Chico Xavier, de Cristina Grumbach; Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley; Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil; Programa Casé, de Estevão Ciavatta; São Paulo Cia de Dança, de Evaldo Mocarzel; e Sobre Leite e Ferro, de Claudia Priscilla.

Outros Festivais Brasileiros

Todo ano, outros festivais acontecem por todo o Brasil. Um dos festivais mais tradicionais é o Festival de Gramado, que geralmente acontece no mês de janeiro desde 1973. Outro evento importante é O Cine Ceará, que reúne filmes do Brasil, Portugal, Espanha e de toda América Latina. Ambos são muito prestigiados por atores e diretores brasileiros.

Brasil

Outro evento importante de cinema que acontece todo ano é a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O evento foi criado em 1977 pelo crítico de cinema Leon Cakoff, que quis comemorar os 30 anos da fundação do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cinema

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.