Movimento Uniforme

Nada melhor para demonstrar como ocorre um movimento uniforme do que colocarmos um carro a rodar em uma estrada, por exemplo, a 80 km/h. O que isto quer dizer? Quer dizer que se este carro mantiver sempre esta mesma velocidade ele na realidade vai percorrer 80 quilômetros a cada hora de viagem. Essa é situação típica em que temos a ocorrência de um movimento uniforme. Podemos então diante do que foi exposto dizer que o movimento uniforme é aquele em que temos a velocidade escalar constante em qualquer intervalo de tempo sendo que uma outra maneira de definir este movimento seria dizendo que este móvel percorre distancias iguais em tempos iguais.

Movimento Uniforme

Movimento Uniforme

Nas Escolas qualquer curso que você vá fazer o estudo desse movimento é fundamental em Física, matéria de que poucos gostam, mas não é rejeitando e sim Quebrando a Cabeça que vai aprender conceitos fundamentais como este. Outro detalhe a ser observado no movimento uniforme é que se a velocidade escalar é constante então isso nos diz que a velocidade escalar média também vai ser constante, ou seja, se formos calcular a média do deslocamento neste percurso vamos ver que ela se mantém constante e igual à velocidade escalar em qualquer instante.

Circular

Circular

Não Esqueça que este é o primeiro movimento que estudamos e que do entendimento deste dependem todos os outros, portanto Pare de Reclamar da Vida! e faça a sua parte que o resto vem como conseqüência. Matematicamente teríamos que o espaço percorrido por esse carro é igual ao espaço inicial somado a velocidade multiplicada pelo tempo gasto no percurso, ou seja, S = S0+VT sendo que esta é chamada de função horária de movimento e é uma função de primeiro grau, através da qual podemos determinar a posição de um móvel em qualquer instante desde que este esteja em movimento uniforme.

Retilíneo

Retilíneo

Sabemos que A Sabedoria Vem Com a Idade e por isso mesmo com o passar do tempo veremos a importância que vai ter na Educação da Criança conhecer bem o movimento uniforme, mas cuidado, pois apesar da velocidade deste movimento ser constante, ou seja, não variar com o tempo, ela é diferente de zero, o que significa que ela poderá assumir qualquer valor desde que não seja zero, senão não haveria movimento. Pelo que foi dito aqui podemos também concluir que neste caso temos uma aceleração constante e esta sim igual à zero, pois se não a variação na velocidade é porque o carro não está sendo acelerado. Observando a nossa realidade podemos deduzir que o movimento uniforme não existe na realidade do cotidiano, pois sempre vai haver um aumento ou diminuição de movimento em determinado momento, seja na saída ou na chegada, na verdade estes são movimentos uniformemente variados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.