Memória e o Sono

Durante muitos anos as pessoas acreditavam que o cérebro como o corpo descansava durante o sono. Afinal estamos inconscientes por causa do sono. Talvez se pensasse que o cérebro precisasse parar de pensar por algumas horas todos os dias. Mas com o avanço da tecnologia e estudos isso foi provado que é errado. Quando dormimos o nosso cérebro que é o que dirige nosso sono ativa e é nessa hora que o cérebro consegue recordar e fazer muitas ligações e com isso ajuda o cérebro também a aprender.  Estudos como os maiores do mundo sempre revelam coisas surpreendentes que deixa a população completamente sem ação.

Memória

Memória

Não foi há muito tempo que a piada na investigação era que todos sabiam que sono tinha a ver com a memória, excerto para as pessoas que estudam a memória. Então em 1994 pesquisadores relataram que os israelitas tiveram um desempenho médio de um grupo de pessoas em um teste de memória e isso só foi melhorar quando o teste foi repetido após um intervalo de muitas horas durante o qual alguns indivíduos dormiam e outros não. Em 2000 uma equipe de Harvard demonstrou que ETA melhora ocorreu apenas durante o sono. Para conseguir fazer tantas descobertas assim os pesquisadores parecem mais o homem de ferro.   

Sono

Sono

Existem vários tipos de memória declarativa incluindo episódica e processual e pesquisadores desenharam as formas de testar cada um deles. Em quase todos os casos se o teste envolve lembrando pares de palavras tocando as teclas numeradas em uma determinada ordem ou descobrir as regras em uma previsão meteorológica de jogo, ou seja, “dormir sobre o assunto” após a primeira tarefa a aprendizagem melhorou o desempenho. É como se nosso cérebro precisasse de tempo com algumas aulas praticas enquanto nós estamos dormindo. Essas descobertas são momentos incríveis para os pesquisadores, afinal tudo que é descoberto sobre o funcionamento do corpo humano é sempre bem vindo para as pessoas.

Misteriosa Ligação

Misteriosa Ligação

Todas essas informações não querem dizer que não podemos formar memória quando estamos acordados. Se alguém lhe disser o seu nome você não precisa dormir para se lembrar dele. O sono somente torna mais provável o que você faz. Sleep privação experimentos tem demonstrado que para um cérebro cansado fica bem mias difícil fazer com que a memória funcione. Curiosamente privação do sono é mais susceptível de causar-nos esquecimento de informações associada com emoções positivas do que negativas informações ligadas à emoção. Isto poderia explicar pelo menos em parte porque privação do sono pode desencadear depressão em algumas pessoas. Todas essas informações são importantes para que as pessoas saibam tudo sobre o corpo humano e suas limitações. Dormir também parece ser o momento em que os dois sistemas de memória do cérebro, o hipocampo e do necoortex “falar” com outro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.