Embora os desafios para escritores seja a estrutura, é essencial não só para ajudar a organizar o conteúdo de forma lógica, mas também para manter o leitor interessado até o final do documento. Por outro lado, se os parágrafos não forem bem estruturados, o leitor terá dificuldade em compreender as ideias que estão sendo apresentadas e será pouco provável a responder.
Você precisa saber quando quebrar os parágrafos. Um dos problemas mais comuns que se encontra com todos os tipos de textos são parágrafos que estão incompletos e parágrafos que são muito amplos. Professores geralmente veem parágrafos que vão além de uma página e meia (!). Isso, por si só, não é um problema. Um parágrafo pode ser bastante longo, ou muito curto, e ainda realizar os seus fins, mas somente se ele segue dois princípios essenciais.
1º Um parágrafo discute uma, e somente uma, ideia.
2º Um parágrafo prevê uma transição para a próxima ideia a ser discutida.
O parágrafo é o veículo para se comunicar uma ideia.
Ao escrever, pense no que você quer expor como ideia e escreva pensando nela. Apenas uma ideia a cada vez. Você deve ser capaz de resumir em uma frase simples. Descobrir a sua ideia. Escreva um parágrafo sobre o assunto. Pare. Isso, por si só, irá garantir que seus parágrafos têm o comprimento certo.
Ao editar, leia o parágrafo e se pergunte qual a ideia que ele aborda, se esta estiver como no início do texto, você será capaz de sintetizar todo o parágrafo em uma frase simples. Se você descobrir duas ideias, você precisa de dois parágrafos. O ideal aí é quebrar o texto assim que ele comece a discutir uma nova ideia.
Por outro lado, se o início do próximo parágrafo discute a mesma ideia, então provavelmente deve ser associado ao parágrafo anterior. Você parou muito cedo.
Alguns escritores escrevem parágrafos muito curtos, e outros escrevem muito longos. Ambas técnicas são aceitáveis. O alcance da ideia, não conta a palavra, determina o comprimento do parágrafo.
Aqui está o ponto central. Quando a ideia for concluída, fim do parágrafo.
Vejamos aqui um exemplo: o Manual de Política ajuda as equipes de pessoal e gestão de execução da organização. Em situações de melhor uso, as políticas têm um papel estratégico na organização. Elas são desenvolvidas à luz da missão e dos objetivos da empresa, e se tornam os meios pelos quais os planos de gestão são comunicados a todos os funcionários. As políticas padronizadas salvam a hora da empresa quanto ao gerenciamento de tempo. O uso consistente de tais políticas de gestão reduz a preocupação sobre questões jurídicas e também de se tornarem problemas legais. Políticas de ajuda anunciam planos de gestão para o crescimento, e se comunicam através do investimento da empresa em seus funcionários.
A primeira parte pode ser resumido como “manuais de política são ferramentas de gestão”, e discute o que são manuais de política. A segunda parte pode ser resumido como “manuais de política resolvem os problemas de gestão”, e discute como os manuais de políticas são utilizadas. Estas são ideias diferentes, de modo que o parágrafo deve ser quebrado onde há as mudanças de ideias, como foi observado na amostra.