Banda Joy Division

Joy Division
Menos lembrados do que Beatles e outras grandes bandas que marcaram época e serviram de influência para amadurecimento do rock, mas com uma grande importância na consolidação e formação desse estilo, o Joy Division, banda pós-punk formada na Inglaterra em 1976, voltou a ficar em destaque no ano passado e nesse ano também. Isso aconteceu devido à morte, a 30 anos, do vocalista e principal compositor do grupo Ian Curtis.
Além de Curtis, a banda era formada por mais três pessoas: Bernard Sumner na guitarra, o baixista era Peter Hock e o baterista era Stephen Morris. Com influências de Sex Pistols, David Bowie e Velvet Underground, o Joy Division, por compor músicas com melodias densas, batidas fortes e letras que beiravam a depressão, foi responsável pela reinvenção do pós-punk.
O grupo, que fez seu primeiro show com o nome Warsaw, lançou dois álbuns: o primeiro, em 1979, foi o Unknown Pleasures; após quatro anos, eles lançaram Closer. Os principais singles da banda são: Transmission, Love Will Tear us Apart, She’s Lost Control e Atmosphere. Em 2009 foram lançados um documentário, dirigido por Grant Jee, que leva no título o nome da banda, e um filme chamado “Control”, que conta a história do vocalista do grupo, como forma de relembrar a importância da banda no cenário musical.
Ian Curtis

Músicas
O vocalista nasceu em Manchester, na Inglaterra, em 1956. Desde pequeno, Curtis já compunha músicas e escrevia poesias. Ele entrou no Joy Division após ver um cartaz, feito por Bernard Sumner e Peter Hock, que estava escrito que uma banda precisava de um vocalista. Grande parte do sucesso do grupo se deve pelo seu talento, tanto de cantar como de compor. Além disso, Ian Curtis se destacava em cima do palco com suas danças esquisitas, muitas vezes causadas por ataques epiléticos que sofria, principalmente durante os shows.
Ele morreu em 18 de maio de 1980, após cometer suicídio. As causas para isso são várias, pois além dos ataques epiléticos estarem ficando mais freqüentes, o vocalista estava com problemas pessoais, pois estava se divorciando da sua ex-esposa. Antes de se suicidar, no mesmo dia, Curtis já havia tido uma overdose de medicamentos. Com a sua morte, os integrantes do Joy Division, que firmaram um acordo que não continuariam com a banda caso um deles saísse da banda ou morresse, formaram o New Order.
New Order

Estilo
Após a morte de Ian Curtis, os integrantes cumpriram o acordo e formaram o New Order. A banda mudou o estilo tocado no Joy Division, incrementando batidas eletrônicas em suas músicas. O trio continuou com o sucesso, sendo o único grupo a colocar um single com mais de 7 minutos de duração no topo das paradas britânicas. Em 2007, após desentendimento com Bernard Sumner e Stephen Morris, Peter Hock saiu do New Order. Os dois remanescentes, assim como fizeram quando Curtis morreu, formaram outra banda, chamada Bad Lieutenant.