Cascatinha e Inhana

As duplas sertanejas em sua grande maioria são formadas por irmãos, mas como em tudo na vida, existem exceções, como é o caso da dupla sertaneja Cascatinha e Inhana.
Essa dupla era formada por Francisco dos Santos (Cascatinha), que nasceu em Araraquara, em São Paulo, no dia 20 de abril de 1919, e Ana Eufrosina da Silva, nascida em Araras, no dia 28 de março de 1923, em São Paulo.

Cascatinha e Inhana

Cascatinha e Inhana

CARREIRA

Francisco e Ana se conheceram e se tornaram marido e mulher em 1941, sendo que juntos  formaram o Trio Esmeralda com um amigo do Cascatinha, chamado Chopp. Eles viajaram juntos para o Rio de Janeiro e alcançaram o sucesso, recebendo alguns prêmios em programas de rádio. No ano de 1943, o trio acabou devido a saída de Chopp e então, Cascatinha e Inhana, começaram a se apresentar em um circo, com o qual viajaram pelos interiores de São Paulo e Rio de Janeiro. Depois, eles voltaram a morar em São Paulo, onde se apresentaram em diferentes circos, ficando durante cinco anos no Circo Imperial.
Depois da época dos circos, começaram os tempos das rádios, e Cascatinha e Inhana chegaram a ser contratados pela rádio Record, onde ficaram por doze anos. Em 1951, a dupla gravou sua primeira música, que se chamava “La Paloma”, mas somente em 1952 Cascatinha e Inhana gravaram seus maiores sucessos, que são: “Meu Primeiro Amor” e “Índia”. Essa segunda música vendeu mais de trezentos mil discos, apenas no seu ano de lançamento, mas até a década de noventa, a música Índia vendeu mais de três milhões de discos. Essa música ainda teve muitas regravações, inclusive da cantora Gal Costa. A dupla sertaneja Cascatinha e Inhana recebeu, nos anos 51 e 53, um prêmio muito conhecido, chamado Roquette Pinto.

PRINCIPAIS SUCESSOS DE CASCATINHA E INHANA

Durante toda a sua carreira, essa dupla gravou dezenas de músicas, sendo que  as mais famosas foram: La Paloma, Meu primeiro amor, Índia, Mulher rendeira, Iracema, Colcha de retalhos, e muitas outras.

Meu Primeiro Amor

Meu Primeiro Amor

VIDA PESSOAL DE CASCATINHA E INHANA

Inhana se apaixonou por Cascatinha à primeira vista, quando ela tinha 17 anos, numa ocasião em que ele se apresentou com um circo chamado Nova Iorque, na cidade onde Inhana morava. O amor entre eles foi tão forte que quando o circo foi embora da cidade, Inhana foi junto com o seu amor Cascatinha, contra a vontade de sua família, deixando para trás um noivado que já tinha mais de um ano. O casamento durou 40 anos, e eles não tiveram filhos naturais, mas adotaram um menino que chamaram de Marcelo José.
Inhana morreu no dia 11 de junho de 1981 e Cascatinha em 14 de março de 1996.

Álbum de Cascatinha Inhana

Álbum de Cascatinha Inhana

CONCLUSÃO

Cascatinha e Inhana formaram uma dupla de casal apaixonado, que cantava com o coração, por isso alcançaram tanto sucesso na época. Eles ficaram conhecidos como “Os Sabiás do Sertão”, e durante a carreira ganharam até uma medalha de ouro de uma revista muito famosa na década de 50, chamada “Equipe”.
Essa maravilhosa dupla sertaneja nos mostra que quando conhecemos o amor da nossa vida, não podemos deixar passar a oportunidade, o que temos que fazer é seguí-lo para onde ele for.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Músicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.