Nascida no dia 6 de novembro do ano de 1969 em Rosário do Sul no RGS, Alleyona Canedo da Silva, conhecida como Leona Cavalli é uma atriz brasileira. Sua mãe é professora e seu pai é advogado, político e poeta. Leona tem três irmãos.
Descreve sua infância marcada pela natureza, onde brincava pelos campos, subia em árvores, andava de cavalo, nadava e praticava outros esportes.
Sempre foi dinâmica, desde cedo aprendeu a conviver com muita gente, já que seu pai foi duas vezes prefeito da cidade onde morava.
Aprendeu com a mãe a gostar de beleza e principalmente a amar a liberdade. Diferente das outras meninas, aos 10 anos de idade já tinha namorados e desejava ser atriz.
Quando decidiu ser atriz, seu pai não permitiu que fosse morar em Porto Alegre, então Leona aproveitou uma viagem que fez para Londres, e ligou para o pai dizendo que iria morar lá, pois queria ser atriz e só voltaria para o Brasil se fosse para morar em Porto Alegre. Então o seu pai permitiu. Quando voltou, começou a fazer curso de teatro.
Depois fez o curso de Artes Cênicas na UFRGS, e direito na PUC. Porém largou tudo e foi para São Paulo para tentar fazer teatro profissional. Então entrou para o curso de teatro da PUC, onde participou da peça de Oswald de Andrade “O Homem e o Cavalo”.
Depois participou de “O Auto da barca do Inferno” e a “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente e “As Troianas”e “Ham-Let”.
Além das peças de teatro, Leona fez televisão e cinema. Na TV participou de, As filhas da Mãe, Começar e Novo, Da cor do Pecado, Belíssima, Bang Bang, Duas Caras, Negócio da China, Pé na Jaca e outras. No cinema participou de Amarelo Manga, Através da Janela, Cafundó, Olga, Carandiru e outros. Participou também das minisséries Amazônia, Dalva e Herivelto, e dos especiais A vida alheia, Os normais, A grande Família, Aline, e As Cariocas.