Fotos de Flávia Alessandra

Existem profissões muito renomadas em nossa sociedade atualmente, entre elas, o trabalho como ator. Essa profissão geralmente requer muita dedicação e estudo, mesmo que muitas pessoas só consigam enxergar o lado do sucesso e do reconhecimento.

A grande área que engloba o trabalho do ator é conhecida como campo das Artes Cênicas. Ela envolve todas as técnicas de desenvolvimento de apresentações e espetáculos, desde sua concepção – na pesquisa e criação – até a montagem e interpretação dos mesmos.

Os profissionais dessa área conseguem expressar seus movimentos corporais e sua voz de maneira que se criem características para personagens que possam transmitir sentimentos e dar vida ao espetáculo.

O Curso de Artes Cênicas

Para se tornar um profissional capacitado e reconhecido nessa área, é importante muito estudo, e o curso mais indicado para quem deseja seguir essa carreira é o de Artes Cênicas. Ele tem duração média de quatro anos pode ser oferecido tanto no grau de licenciatura, quanto de bacharelado e em sua grade existem disciplinas variadas, como história, filosofia, literatura e também conteúdos práticos, como expressão corporal, técnicas vocais, maquiagem, entre muitas outras.

O curso de Artes Cênicas é consideravelmente raro de ser encontrado, e é mais incidente em universidades públicas do que nas privadas, mas ainda assim existem algumas instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Possíveis Carreiras e Mercado de Trabalho

Quando se pensa na carreira de Artes Cênicas, a primeira possível carreira que vem em mente é a área da atuação. O ator dá características particulares a um personagem, e o interpreta, seja em peças de teatro, cinema, novelas ou campanhas publicitárias. Mas além dessa, existem outras possibilidades.

Quando a carreira escolhida é a direção, as responsabilidades são a supervisão e montagem de peças teatrais, filmes, novelas, entre outros.

Já o cenógrafo é responsável por criar, a partir de um roteiro, um cenário específico e característico para produção artística em questão.

O produtor faz com que todo o espetáculo seja viável. Ele é responsável por cuidar da busca de locais para ensaios, administração do orçamento direcionado para a compra dos materiais da apresentação e ainda outras responsabilidades burocráticas.

A área mais específica da dramaturgia é responsável por redigir cada tipo de produção.

Ainda que as possibilidades de trabalho sejam muito amplas, as oportunidades para quem se forma em Artes Cênicas são muito concentradas entre o Rio de Janeiro e São Paulo, já que é o local que se encontram as sedes de grandes emissoras de televisão, e também grandes produtoras e teatros.

Entre essas emissoras, existe a Rede Globo de Televisão. Sua sede é localizada no Rio de Janeiro e ela atinge cerca de 200 milhões de pessoas diariamente, fazendo com que ela obtenha o posto de segunda maior rede de televisão do mundo, perdendo apenas para a American Broadcasting Company.

A Rede Globo também é uma das maiores emissoras produtoras de telenovelas, e com tanta relevância, atualmente conta com um corpo de cerca de 800 atores, todos muito qualificados, e é de uma atriz que faz parte desse corpo que se tratará esse artigo.

Atriz Flávia Alessandra

Flávia Alessandra Martins da Costa, mais conhecida apenas como Flávia Alessandra, é uma atriz brasileira, que possui ascendência portuguesa, por seu avô ser natural da região de Coimbra, em Portugal. Ela tem 43 anos, e nasceu em Arraial do Cabo – RJ, no dia 7 de junho de 1974.

Sua mãe Raquel, é ex-professora e seu pai chamado Hélio, é antigo comandante da marinha, também tiveram outros dois filhos, sendo Flávia a caçula.

Quando completou 17 anos, Flávia foi aprovada em dois vestibulares na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), para os cursos de Comunicação Social e Direito. No início, ela optou por conciliar e cursar os dois cursos simultaneamente, porém, no terceiro ano de Comunicação Social, ela decidiu parar com esse curso. Pouco tempo depois concluiu sua formação em bacharel em direito e tirou sua carteira da ordem dos advogados do Brasil (OAB).

Flávia Alessandra iniciou sua carreira artística em 1989, ao ganhar um concurso oferecido pelo programa Domingão do Faustão, e assim participou da novela Top Model. Alguns anos depois, em 2001, ela viveu sua primeira protagonista na novela Porto dos Milagres, no horário nobre, e desse tempo, até então, ela tem feito sucesso em inúmeras outras novelas da mesma emissora.

Em toda sua carreira, Flávia também participou de muitos filmes e foi indicada a inúmeros prêmios e indicações.

Flávia já foi casada com o falecido ator e diretor Marcos Paulo, e teve uma filha com o mesmo, chamada Giulia, que atualmente tem 17 anos e segue a carreira dos pais. O casal ficou junto de 1992 a 2002.

Atualmente ela é casada com Otaviano Costa, de 44 anos, que também é ator e apresentador. Eles são pais de Olívia, e estão casados desde 2006.

A atriz é muito renomada na Rede Globo, e seu último papel foi em 2018, atuando como a vilã Sandra na novela Eta Mundo Bom!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.