Assim como diversos filmes produzidos por Hollywood, Revenge, ou Vingança, título em português, é um longa com história baseada em crime, cumprindo um gênero crime, drama, romance, policial, ação, enfim, se enquadra um pouco em cada categoria, depende do momento em que o filme está. Revenge foi lançado em 1990 pela Columbia Pictures e dirigido pelo cineasta Tony Scott. No elenco estavam atores consagrados, como Anthony Quinn, Kevin Costner, Madeleine Stowe, Sally Kirkland, Miguel Ferrer e ainda muitos outros. Várias cenas do filme foram rodadas no México, onde se passa parte da história.
As demais foram feitas nos Estados Unidos, o que fez com que o idioma original do filme fosse o inglês. O enredo começa quando Michael J. Cochran, conhecido como Jay (personagem vivido por Kevin Costner), se aposenta do trabalho na Marinha dos Estados Unidos, após doze longos anos como aviador na entidade. Com isso, Jay pretende descansar e curtir a vida, um pouco de cada vez. Pensando no descanso e belas praias, Michael resolve fazer uma viagem ao México, em visita a seu grande amigo Tiburon Mendez, conhecido como Tibby (personagem vivido por Anthony Quinn), um homem que vive cercado por inúmeros guarda-costas, por ser um poderoso criminoso local.
Quando chega ao país, Jay fica à procura da fazenda do amigo e durante o percurso acaba conhecendo sua esposa, a linda jovem de nome Miryea (interpretada por Madeleine Stowe). Apesar de toda a situação favorável vivida por Miryea, já que vive cercada de luxo, ela não é feliz, pois seu marido, muito mais velho que ela, não lhe dá tanto amor e nem quer que ela tenha filhos, pensando que isso pode lhe estragar a aparência esguia e atraente. Nesse ponto se inicia todo o conflito da história, já que Jay fica apaixonado pela mulher de seu velho amigo, porém, sabe dos riscos que irá correr se levar esse romance adiante, pois bem conhece Tibby e sabe que ele é extremamente vingativo e nunca vai tolerar uma traição, tanto de Jay quanto de sua esposa.
Por muitos cinéfilos, Revenge está entre um Top 20, pois todos que o assistem ficam simplesmente apaixonados pelo roteiro e ainda pela encantadora trilha sonora, que no decorrer da trama faz com que as lágrimas desçam pela face sem muita força. Além de tudo, o gênero romance/drama prende a atenção do começo ao fim do filme, na esperança que o casal fique junto e forme o famoso “felizes para sempre” dos contos de fada. Quem ainda não teve a honra de ver as grandes atuações do elenco nesse filme pode ir até uma locadora da cidade e tentar encontrá-lo em DVD. Os mais desesperados podem tentar assistir pela internet, já que todo tempo procurando o longa não será em vão quando verem o resultado.