Renato Aragão

Nascido em Sobral, em 13 de janeiro de 1935, Renato Aragão (Antônio Renato Aragão), é um dos maiores humoristas brasileiros, mais conhecido como Didi Mocó. Renato Aragão é também diretor, produtor, escritor e apresentador, formado em Direito, largou a profissão para se dedicar a profissão de ator.

A carreira artística começou quando ele tinha 24 anos, e decidiu participar de um concurso promovido pela TV Ceará, para o cargo de “realizador”, uma espécie de produtor. Foi o primeiro passo para a atividade de ator, que no mesmo canal, fez a primeira participação no programa “Vídeo Alegre”.

Aragao e Padre

Aragao e Padre

Renato Aragão chegou no Rio de Janeiro, em 1964, e em pouco tempo estava trabalhando na TV Tupi, no primeiro programa humorístico da carreira “A E I O Urca”. Dois anos depois, o comediante trocou a TV Tupi pela TV Excelsior, e foi a grande oportunidade para ter um programa de humor próprio. Renato Aragão estreou então o programa “Adoráveis Trapalhões”, ao lado de Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino.

Em 1974, Renato Aragão voltou para TV Tupi e com a bagagem dos “Adoráveis Trapalhões” criou um novo programa intitulado “Os trapalhões” com a trupe que ficou conhecida em todo Brasil, Mussum, Zacarias e Dedé.

Em 1977, além de atuar, Didi abriu uma empresa de produção de filmes, a “Renato Aragão Produções Artísticas”. Em 1991, passou a ser o embaixador da UNICEF.

O personagem Didi Mocó nasceu no programa “Os Trapalhões” e nome ganhou mais força do que o nome artístico do ator, Renato Aragão.

Com “Os Trapalhões”, já na Rede Globo, Renato Aragão fez filmes e programas especiais para o canal, além de apresentações ao vivo.

Renato

Renato

Com a morte de Zacarias e Mussum, o programa “Os Trapalhões” acabou e a amizades entre Renato Aragão e Dedé Santana também. Didi continuou na Rede Globo, e ganhou o programa “A Turma do Didi”, onde começou a trabalhar com a filha do seu segundo casamento, Lívia.

Dedé Santana e Didi se reconciliaram e voltaram a trabalhar juntos no programa “A Turma do Didi” na Rede Globo.

A escola de samba paulista X-9 homenageou Renato Aragão no ano de 2011, com o enredo “De eterna criança a embaixador de esperança …Renato Aragão, Didi Trapalhão”.

Renato Aragao

Renato Aragao

A vida privada de Renato Aragão nunca estampou revistas e jornais, o artista sempre conseguiu manter a privacidade fora da curiosidade da mídia. Se sabe que ele é casado com a fotógrafa Lilian Taranto, com quem tem uma filha e que do primeiro casamento, com Marta Rangel, com quem viveu por 34 anos, ele tem 4 filhos.

Em 2000, Renato Aragão comemorou 20 anos de carreira e sua produtora 25 anos de existência e de sucesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.