Ator Coadjuvante

O chamado ator coadjuvante é o ator secundário numa peça de teatro, filme ou outro tipo de encenação. O objetivo do coadjuvante é dar suporte a trama, ou seja, contracena com os atores que desenvolvem a trama central de maneira que a história possa transcorrer. Os coadjuvantes ajudam a transmitir mensagens e ideias que são fundamentais para o bom desenrolar da apresentação da história.

Em geral os coadjuvantes apoiam os protagonistas, no entanto, em muitos casos são personagens tão carismáticos, interessantes e interpretados por atores tão bons que acabam roubando a cena. A seguir vamos falar um pouco sobre atores coadjuvantes que ganharam mais destaque que os personagens principais.

Atores Coadjuvantes Que Roubaram a Cena

Ator – Heath Ledger

Personagem – Coringa

Filme – O Cavaleiro das Trevas (2008)

O filme se chama “O Cavaleiro das Trevas”, no entanto, o personagem de quem as pessoas lembram primeiro não é o Batman (Christian Bale) e sim do Coringa interpretado por Heath Ledger. O ator tinha um grande desafio, pois o Coringa já havia sido muito bem interpretado no cinema por Jack Nicholson no filme do homem morcego de 1989.

Se Jack nos apresentou um personagem excêntrico, Ledger, enveredou pelo lado sombrio do Coringa e nos deu uma interpretação inesquecível e que congelou muitas pessoas diante das telas. Infelizmente o ator não aproveitou o sucesso que obteve por ter falecido logo após a produção, no entanto, foi agraciado com o Oscar póstumo por sua atuação.

Ator – Javier Bardem

Personagem – Anton Chigurh

Filme – Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

É bastante curioso falar deste filme, pois até hoje tem muitas pessoas que acreditam que o personagem de Javier Bardem é o protagonista, mas na verdade o foco deveria ser o personagem de Josh Brolin. Bardem nem ao menos queria aceitar o papel do sanguinário personagem que mata suas vítimas com uma arma de pressão (daquelas de abater porcos e bois).

O ator espanhol tenta evitar atuar em filmes que tenham muita violência, no entanto, os diretores Joel e Ethan Coen queriam muito Bardem no longa e conseguiram convencê-lo. Javier não se arrependeu de aceitar o convite já que foi contemplado com o Oscar de ator coadjuvante. Uma curiosidade a respeito do longa é que Heath Ledger deveria interpretar o personagem que ficou com Josh Brolin.

Atriz – Lupita Nyong’o

Personagem – Patsey

Filme – 12 Anos de Escravidão (2013)

Quando as pessoas viram a pobre escrava Patsey sendo castigada e humilhada nesse longa dramático perceberam que estavam vendo o trabalho de uma grande promessa de Hollywood, Lupita Nyong’o. A mexicana que foi criada no Quênia não tinha feito quase nenhum filme antes desse e foi lançada ao estrelado conquistando, inclusive, o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Lupita estará no próximo filme da franquia “Star Wars”.

Atriz – Mo’Nique

Personagem – Mary

Filme – Uma História de Esperança (2009)

Mary é um personagem bastante difícil, uma mãe que além de tentar matar a sua filha, interpretada por Gabourey Sidibe, lhe atirando uma televisão na cabeça, ainda permite que a menina seja abusada sexualmente pelo pai. Esse denso personagem foi interpretado com maestria por Mo’Nique que é conhecida por ser uma atriz de comédia. Seu trabalho recebeu tanto destaque que ela ganhou mais de 30 prêmios pela atuação. A atriz diz que depois desse filme tem sido boicotada e não consegue outros papéis.

Ator – Brad Pitt

Personagem – Jeffrey Goines

Filme – Os 12 Macacos (1995)

Mais uma daquelas histórias em que um ator foi subestimado e provou que poderia superar as expectativas. O personagem de Pitt não era nem de longe um dos principais focos da trama de ficção científica, contudo, a sua atuação segura e complemente enlouquecida do paciente psiquiátrico chamou grande atenção.

O diretor Terry Gilliam tinha suas desconfianças a respeito do ator mais conhecido por sua beleza, a preferência dele para o papel era Jeff Bridges, mas os produtores insistiram em Pitt. O diretor então contratou um técnico vocal para garantir que o ator conseguiria dar as suas falas com a rapidez necessária.

Atriz – Angelina Jolie

Personagem – Lisa

Filme – Garota, Interrompida (1999)

Angelina Jolie, muito antes de pensar que se casaria com Brad Pitt, também se destacou por interpretar uma paciente psiquiátrica. Apesar do filme dar destaque em seus cartazes para a atriz Winona Ryder quem brilhou mesmo foi Jolie como uma sociopata cheia de carisma e que sabe brigar. Dentre as melhores cenas do filme estão as brigas entre Lisa e a enfermeira que é interpretada por Whoopi Goldberg. Jolie venceu um Oscar por esse papel e se tornou o símbolo desse longa.

Ator – Christoph Waltz

Personagem – Coronel Hans Landa

Filme – Bastardos Inglórios (2009)

O ator Christoph Waltz hoje é sinônimo de personagens maus e sádicos, a descoberta desse talentoso austríaco pode ser atribuída ao diretor Quentin Tarantino que o escalou para interpretar um coronel nazista divertido e terrível. Com uma atuação impressionante e domínio das falas Waltz logo foi escalado para outros filmes de grande sucesso como “Django Livre” e “Água para Elefantes”.

Ator – Tom Hiddleston

Personagem – Loki

Filme – Thor (2011)

O filme se chama “Thor”, mas quem consegue prestart atenção ao deus nórdico interpretado por Chris Hemsworth quando se tem o sarcástico e carismático Loki de Hiddleston em cena? Além de roubar a cena no filme de Thor o personagem foi a grande atração de “Vingadores”. Todo mundo se pergunta quando o personagem irá aparecer em destaque novamente. Acreditamos que Loki ainda tem muito para aprontar e nos encantar nos filmes da Marvel.

Atriz – Whoopi Goldberg

Personagem – Oda Mae Brown

Filme – Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)

A história de amor desse filme é muito bonita, mas grande parte do carisma do filme fica por conta da engraçada personagem interpretada pela grande atriz Whoopi Goldberg. A médium de Goldberg era uma trapaceira que fingia ter poderes até que precisa ajudar o personagem de Patrick Swayze a se comunicar com a amada que é vivida por Demi Moore. Whoopi recebeu um Oscar por sua interpretação.

Os Atores coadjuvantes são muito importantes na construção de uma novela, por vários motivos. São eles que auxiliam, dão apoio aos atores protagonistas que são os destaques na trama, e ainda compartilham o seu modo de pensar, de agir, e suas idéias ao elenco todo da novela.

Ator Coadjuvante

Ator Coadjuvante

Para você compreender melhor, vamos criar um pequeno esquema aqui: Você é protagonista da sua vida. Quem está ao seu lado, como pai, mãe, avós, amigos, etc. são os atores coadjuvantes, pois eles te educam, te dão apoio, escutam e transmitem as suas idéias, enfim.

Vamos dar aqui também, para melhorar ainda mais o entendimento, um exemplo de novela. Analisamos a atual novela Avenida Brasil. Nina (Débora Falabella) é a protagonista, enquanto os outros, também em papéis importantes, são os coadjuvantes, como Tufão (Murilo Benício) e Carminha (Adriana Esteves). Essa categoria é tão importante quanto a de protagonista. Sem eles, as produções não seriam muito atrativas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.