Body Modification
A modificação corporal – traduzida do inglês “Body Modification”, é o termo que diz respeito à alteração deliberada e permanente de partes do corpo humano que não acontecem por razões médicas, ou seja, de saúde, mas sim por livre e espontânea vontade do indivíduo. Ela consiste basicamente na realização dessas alterações em qualquer parte do corpo, onde o principal objetivo é a diferenciação entre as outras pessoas. Além disso, também pode servir como uma demonstração de coragem, proteção ou até mesmo servir como um rito de passagem para alguma fase, em geral, para a fase adulta da vida.
As técnicas utilizadas para a modificação corporal incluem as tatuagens, piercings – que são as mais comuns –, mas também podem incluir a inserção de corpos estranhos, geralmente silicone, embaixo da pele, gerando assim volumes na mesma. Há também a técnica de escarificação, que se baseia na criação de cicatrizes por meio de cortes, entre muitas outras. Algumas delas serão citadas abaixo.
Um dos pioneiros e maiores influenciadores da cultura da modificação corporal foi Shannon Larrat, já que foi o desenvolvedor e editor de uma revista chamada BMEzine, que foi reconhecida mundialmente pelas suas pautas a respeito da modificação corporal. Além disso, Larrat já escreveu alguns livros que também abordavam esse tema.
Tatuagens
Como já foi dito acima, a tatuagem é uma das formas mais conhecidas de realizar a modificação corporal. Ela se trata de uma arte feita na pele humana de modo permanente através da aplicação de pigmentos na parte subcutânea do corpo, por meio de agulhas. Esse procedimento foi totalmente irreversível durante muito tempo, mas hoje em dia já existe a possibilidade de remoção – ainda que em alguns casos as técnicas não sejam totalmente eficientes e acabem deixando cicatrizes ou algumas manchas.
Segundo arqueólogos, as primeiras tatuagens foram feitas entre os anos 4000 e 2000 a.C no Egito, e as principais motivações eram de cunho religioso. Há também evidências de um povo indígena do norte do Japão que possuía o costume de fazer tatuagens em suas faces em épocas antigas, já nos dias de hoje, é possível encontrar etnias que ainda utilizam essas tatuagens faciais, como os berberes no norte da África, os iorubas da Nigéria e os Maori da Nova Zelândia. Também já foram encontradas múmias tatuadas em diversos locais do mundo.
O aparelho elétrico – mais próximo do que conhecemos atualmente – foi desenvolvido no ano de 1891 , e isso fez com que a popularidade da mesma aumentasse ainda mais, já que todo o processo de realização de tatuagens ficou bem mais fácil.
Na Segunda Guerra Mundial as tatuagens foram bastante utilizadas, já que os soldados, pilotos e marinheiros, gravavam o nome das pessoas importantes em seu corpo e só no ano de 1970 as tatuagens passaram a ser uma parte relacionada a moda, de fato.
No Brasil as tatuagens foram alvo de muito preconceito e discriminação, e só nos dias de hoje, devido a melhor circulação de informações, que as coisas tem melhorado nesse aspecto. Muitas pessoas fazem tatuagens relacionadas a algum tema, ou escolhem símbolos que as representam de alguma forma, porém isso varia bastante de acordo com todo o contexto, como época, ambiente, crença, entre outras coisas.
Piercings
Os piercings também são formas para se modificar o corpo, furando e introduzindo peças para adorno. Existem vários materiais para as joias, mas as mais indicadas são as de aço cirúrgico, titânio, entre outros, desde que eles produzam uma baixa resposta imunológica, evitando assim inflamações e alergias.
São inúmeros os locais para aplicação de piercings, mas os principais são: lábio, língua, bochecha, sobrancelha, tragus, lóbulo, septo, cartilagem da orelha, nariz, umbigo, mamilo, nuca, além dos piercings íntimos, colocados nas regiões genitais. O tempo de cicatrização varia muito conforme cada pessoa, seus cuidados, e locais de aplicação.
Os primeiros povos a utilizarem os piercings foram os esquimós do Alasca, já que utilizar esses adornos na língua e nos lábios representava a transição dos jovens para a vida adulta. Na Índia os piercings são bastante utilizados até nos dias de hoje, principalmente entre as mulheres. Essa tradição se difundiu de modo geral, e hoje em dia as joias são aplicadas com fins puramente estéticos.
Escarificação
A escarificação diz respeito a técnica de modificação corporal que visa deixar cicatrizes no corpo por meio de instrumentos cortantes. Isso é presente em diversas culturas, como na África por exemplo, onde as mulheres ligam a escarificação a uma forma de beleza. No Brasil, esse tipo de técnica está inserida na cultura há pouco tempo, e o principal objetivo das pessoas que a realizam é a diferenciação.
Implantes Subcutâneos – Pessoas com Chifres
Esse modelo de modificação corporal consiste no implante de algum objeto, geralmente de silicone ou aço, que faz com que a pele fique com um alto relevo, e as pessoas utilizam disso até mesmo para aparentar possuir chifres, colocando na testa por exemplo. Ele é mais incomum, mas vem se difundindo bastante no Brasil nos últimos tempos.