Placenta

Embora pareça um alienígena ou uma forma de vida de fora do sistema solar, a placenta tem um trabalho muito importante a fazer. É ela que cuida de seu bebê, como sistema de apoio à vida no ventre e não só supre o bebê com tudo o que ela precisa, mas também mantém algo fora que possa ser prejudicial.

Desenvolvimento

Durante as primeiras 12 a 13 semanas de gestação, a placenta está se desenvolvendo rapidamente dentro de você e se prende ao revestimento do útero. Alguns cientistas pensam que esta é a razão pela qual algumas mulheres sentem muito corrimento no início da gravidez. Seus corpos não são apenas a criação de um bebê, mas o sistema de suporte de vida também. Em primeiro lugar a placenta ajuda o bebê a respirar. Cada vez que o seu coração bate, o sangue flui em suas artérias da placenta de modo que haja o transporte do fluxo de oxigênio e nutrientes para o bebê. Ele também carrega produtos residuais, como o dióxido de carbono longe do bebê. O sucesso do funcionamento da placenta corretamente depende de um bom suprimento de sangue materno. Se o suprimento de sangue materno é reduzida, ou a mãe fuma, por exemplo, ou está sofrendo de pré-eclâmpsia, o fluxo sangüíneo para a placenta é reduzida e isso pode ter um efeito sobre o seu bebê.

Outras Atribuições

Bem como associar o fornecimento de sangue para o bebê, a placenta também mantém o sangue duas fontes completamente distintas, embora apenas uma fina membrana separe os dois. Isto é importante porque os sistemas materno e fetal não devem se misturar. A placenta mantém qualquer substância nociva longe de seu bebê, bem como protegê-la contra infecções. A placenta nem sempre pode distinguir entre o que é bom e o que é ruim, é por isso que as mulheres grávidas são aconselhadas a não beber, fumar ou tomar drogas durante a gravidez. Alguns vírus podem passar para o seu bebê a partir da placenta. O sarampo ou a rubéola podem ser particularmente perigosos se contraído pela mãe e pode levar a defeitos tais como cegueira, surdez e encefalite (inflamação do cérebro) em seu bebê. É importante perguntar ao seu médico antes de engravidar se você tiver sido imunizado contra a rubéola ou não pode gerar algum risco.

Proteção

Durante os últimos estágios da gravidez, os anticorpos de que você vai passar para o bebê através da placenta, o que ajudará a protegê-la durante os primeiros três meses. Depois que seu corpo vai começar a construir a imunidade de que ela está exposta a em uma base diária.
Depois que seu bebê nasce, o trabalho da placenta está feito. Como o cordão é cortado e preso à placenta, uma vez que deixou de prestar o seu bebê com tudo que ele precisa. A entrega da placenta é a chamada “terceira fase” do trabalho de parto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mulheres

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.