Elas são lindas, sorridentes, dançam bem e provocam suspiros dos marmanjos. As assistentes de palco esbanjam simpatia e servem de atrativo para garantir maior audiência aos programas de auditório desde os anos 70, quando o apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, animava os seus programas aos sábados à tarde na Rede Globo com suas “chacretes”, dançarinas em maiôs provocantes.
As chacretes eram bailarinas profissionais, mas que faziam simples coreografias ao longo do programa. O “Velho Guerreiro” escolhia um apelido peculiar para cada uma delas, como a Índia Amazonense, Fernanda Terremoto, Suely Pingo de Ouro, e a mais famosa delas, Rita Cadillac, que posteriormente apostou na carreira artística.
Como dizia o próprio Velho Guerreiro, que “na TV nada se cria, tudo se copia”, atentos ao sucesso que as chacretes tinham no programa de auditório líder de audiência na época, outros programas passaram a apostar na presença delas.
Na mesma década de 80, o extinto “Clube do Bolinha”, apresentado por Edson “Bolinha” Cury também apostou nas “boletes”, bailarinas que dançavam as coreografias dos cantores que se apresentavam no programa.
Nos últimos 20 anos, as dançarinas dos programas de auditório tornaram-se parte integrante das principais atrações desse tipo de programa nas emissoras de maior audiência na TV brasileira. “Domingão do Faustão e “Caldeirão do Huck”, ambos da Globo, “Programa do Gugu”e “Melhor do Brasil”, ambos da Record, por exemplo, apostam nas coreografias com belas dançarinas para alavancar a audiência nos finais de semana.
E elas realmente chamam a atenção, tanto que desde a época do “Cassino do Chacrinha”, as dançarinas costumam sair dos programas partindo para carreiras solo na TV, cinema e teatro. Foi o que aconteceu com a própria ex-chacrete Rita Cadillac, que virou atriz e cantora, participando de filmes como “Carandiru” (2003).
Em mais de 30 anos de carreira como apresentador de programas de auditório, Gugu Liberato pode ser considerado “pé-quente” para a carreira de muitas artistas que estão atualmente na profissão. Muitas belas famosas ingressaram na carreira artística como dançarinas ou assistentes de palco do apresentador.
E a lista de dançarinas que foram reveladas nos programas do Gugu, tanto na época em que trabalhou no SBT como na Record, é bem vasta: Mariette, Alessandra Scatena, Ellen Ganzarolli, Aline Hauck, Rafinha Viscaridi, entre outras.
E parece que outra dançarina do Gugu, a Dany, promete fazer muito sucesso nos próximos meses: depois de representar uma cena de uma novela da Record no “Programa do Gugu” no dia 5 de junho do ano passado, a bela deu um beijo surpresa na boca do apresentador, deixando-o espantado.
Atento à simpatia e desenvoltura da dançarina do Gugu, o diretor de dramaturgia da Record convidou Dany para participar do elenco de uma novela que será exibida neste ano de 2012.
Como a TV é uma excelente vitrine, não é à toa que pelo menos 400 garotas se candidataram à vaga de panicat para o programa “Pânico na TV”, que estreará na Band no dia 1º de abril. Resta conferir quais beldades farão sucesso no showbizz nos próximos anos.