Os gatos são ótimos companheiros e podem ser uma excelente opção de animal de estimação. A adoção ou a compra de um gatinho pode ser o que faltava para deixar a sua vida mais completa. Contudo, é importante estrar preparado para adaptar a sua vida ao seu novo amigo.

Apartementos em todas as cores
Uma das coisas mais importantes é fazer com que a sua casa (e agora casa do gatinho) seja confortável para ele. A seguir vamos dar algumas dicas de como criar espaços especiais para o seu amigo de quatro patas e tornar mais simples a sua socialização. Com um pouco de esforço você irá adaptar o seu gatinho a rotina e estilo da sua casa.
Esteja Preparado
Quando vamos receber uma visita em casa nos preocupamos em arrumar a casa e oferecer o máximo de conforto, não é mesmo? Com o seu gato não deve ser diferente, a sua casa deve estar pronta para receber o seu novo amigo. A primeira coisa importante é que seu gato deve ter um espaço próprio e só dele.
Nesse espaço ele deve ter acesso a água limpa e fresca além de comida adequada e a sua caixa de areia. Fique atento para que o local ofereça segurança para o seu gatinho. Os gatos têm como característica gostar de caçar e farejar então o dono deve ficar atento para oferecer uma válvula de escape para esses instintos.
No ambiente do seu gato é importante ter arranhadores e brinquedos como bolinhas para que ele possa correr atrás. Com isso o seu gato poderá manter os hábitos próprios da sua espécie. Os gatos têm grande curiosidade e dessa forma é importante que você observe se as janelas e varandas tem telas e que não oferecem nenhuma possibilidade de escapar. Não deixe no campo de visão dele objetos que forem brilhantes e que representem perigo.
Crianças e o Gato
Se você tem crianças em casa deve ter uma conversa com elas antes da chegada do gato. Ensine os pequenos a como brincar de maneira saudável com o bichano, elas não devem apertar o gato ou puxar o seu rabo. Ensine as crianças a maneira correta de pegar o gato no colo e a como acaricia-los.
Caminha do Gato
A caminha do gato é o item mais importante de ser pensado quando se uma pessoa resolve ter um amigo de quatro patas em casa. A seguir amos te dar algumas dicas de como fazer essa escolha e encontrar a opção mais confortável para o seu pequeno. Quando se faz a escolha e a adaptação de maneira correta é muito fácil conseguir que o gato durma no local certo.
A Escolha da Cama
Quando você for a loja para comprar a cama do seu gato descobrirá que existe uma infinidade de possibilidades. Dentre tantas opções será necessário escolher aquela que o fará mais feliz. Alguns fatores devem ser levados em conta nessa escolha como conforto, estilo, facilidade para fazer a limpeza e o local em que a cama será posicionada.
Não considere o preço da cama em primeiro lugar, pois muitas vezes o barato acaba saindo caro. Comprando uma cama que seja mais barata, mas a qual seu amigo não se adapte apenas irá gerar mais gastos. Escolha a cama que seja mais confortável e que tenha características que combinem com o local em que seu gato dorme.
Observe o Gato
Para fazer uma escolha assertiva de cama a dica é observar a maneira como o seu gato dorme. Fique atento aos locais em que ele normalmente tira as suas sonecas, procure por uma caminha/casinha que tenha semelhança com o local. Se ele reconhecer o local terá muito mais chances de se adaptar.
Limpeza da Caminha
A limpeza também é um ponto que deve ser levado em consideração quando se trata da escolha da caminha. Os gatos são animais que prezam muito a limpeza e não se adaptam a locais que ficam sujos. Sendo assim você deve limpar com frequência a casinha para que fique limpa e agradável. O gato evita ao máximo sujar a casinha se ela está limpa.
Além da higiene constante da casinha do gato ser importante para a adaptação do animal também é uma forma de prevenir que o pequeno tenha problemas com parasitas e doenças que possam ser causadas por locais sujos e sem a devida higiene.
O Local da Caminha
O gato é um animal que não gosta de dormir num local muito isolado, dessa forma é importante que você pense bem no local em que a cama será colocada. Ao encontrar o local ideal na casa para colocar a caminha você deverá procurar por uma opção que caiba nesse local. Quando o local em que a cama do gato ficará não é bem escolhido é muito difícil fazer com que ele queira dormir nela.
Se possível coloque a caminha no local exato em que ele gosta de dormir, quando essa não é uma possibilidade a dica é colocar a caminha o mais próximo possível do local. Os gatos são animais que gostam de ser independentes, mas que também prezam pelo carinho e acompanhamento dos seus donos.
Pense Bem
Antes de se empolgar e sair em busca de um gato para chamar de seu pense se você tem uma casa com estrutura para recebe-lo. Por exemplo, se você tem um sofá que adora e não pretende trocá-lo tão cedo pode acabar descobrindo que as unhas do seu gatinho podem destruí-lo. Não adiante levar um gato para casa se você não quer que ele circule pelo local.
Os gatos dominam a casa em que moram e dessa maneira pode ser bem difícil para você controlar onde ele vai ou não vai. Claro que é possível adestrar o gato para que ele não faça as suas necessidades fora da caixa de areia ou para que não arranhe o estofado, mas isso pode demorar um pouco e nesse meio tempo você precisará ter paciência e não pode se irritar com o animal. Então pense muito para não acabar maltratando o amigo de quatro patas.