Cachorro de Férias

Cachorrinhos de Estimação

Existe uma famosa teoria de que os cachorros são os melhores amigos do homem, já que são muito leais e gostam de fazer companhia para seus donos. Seguindo esse raciocínio, um escritor britânico chamado George Eliot descreveu esses bichinhos como sendo amigos muito agradáveis, principalmente pelo fato de não fazerem perguntas nem manifestar explicitamente desaprovação. Assim sendo, a expressão “até que a morte nos separe” pode ser bem reais com eles.

Cachorro de Férias

Cachorro de Férias

A presença de um animal de estimação é bastante indicada para a melhoria da saúde mental, auxiliando em processos de terapia, por exemplo, já que especialistas em comportamento animal realizaram estudos que comprovam que a presença dos mesmos é capaz de alegrar todo tipo de ambiente.

É possível analisar inúmeros benefícios da presença de cachorros na vida das pessoas, como por exemplo na potencialização da produção de anticorpos em uma criança que tem contato e se relaciona frequentemente com cachorros, fazendo com que até mesmo o aparecimento de alergias futuras sejam evitadas. As crianças também acabam desenvolvendo um ótimo senso de responsabilidade e também aumentam sua capacidade de socialização e autoestima.

Pessoas que possuem cães e constroem o hábito de leva-los para passear costumam possuir menores problemas relacionados a pressão arterial elevada, altos níveis de colesterol, aumento excessivo de peso, contribuindo consequentemente para uma redução significativa nos possíveis problemas cardíacos.

O relacionamento próximo com cachorros também melhora a liberação de endorfina e outras substâncias que são responsáveis pela sensação de bem estar, diminuindo a tendência do acontecimento de doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade.

Porém, é de extrema importância que ao se optar por adquirir um cachorrinho, se vise principalmente o bem estar do animal, e não apenas os benefícios para os seres humanos. Por isso alguns fatores devem ser levados em consideração no momento em que acontece a escolha do animal de estimação, como por exemplo, o orçamento disponibilizado para a aquisição e/ou cuidados com o bichinho, o tempo que se tem para disponibilizar a ele e o espaço que ele terá para viver.

É importante também alinhar as expectativas do dono com as características do animal, pois os gatos, por exemplo, são mais independentes e menos carinhosos.  Já os cães são mais afetivos e costumam seguir as ordens do dono, porém, essas características podem variar muito conforme a raça, já que existem raças mais ou menos dóceis.

E talvez o fato mais importante de todos é a necessidade de enxergar um cachorrinho de estimação como uma responsabilidade real, por pelo menos quinze anos. Existem inúmeros casos de abandonos e maus tratos de cães, e essa é uma realidade muito triste, ocasionada em geral por donos irresponsáveis e despreparados, que desistem de cuidar do cão após algum problema, que muitas vezes poderia ser resolvido facilmente.

Por existir um grande número de abandono e crueldade com os bichinhos, as campanhas de adoção são cada vez mais fortes e potentes, carregando o título de “adoção responsável”. Isso cresce cada vez mais, já que nas ruas é possível ver uma grande quantidade de cães sem donos, e os abrigos também se encontram superlotados.

Os animais que passaram por situação de abandono geralmente são mais carinhosos, afetuosos e leais com seus donos, já que eles entendem que isso faz com que suas necessidades sejam atendidas. Por isso é importante que se analise bem antes de comprar um cãozinho, e levar em consideração a possibilidade de adoção.

Os Cachorros e as Férias

Tendo em mente a necessidade de o dono ser responsável e cuidadoso com seu animal de estimação, acaba-se criando algumas questões devido a extrema necessidade que os cãezinhos possuem. Um exemplo disso é uma viagem de férias onde eles não podem acompanhar. Como lidar com essa situação e o que fazer com o cachorro nesse momento?

Existem algumas alternativas, sendo uma delas, pedir para que alguma pessoa de confiança cuide do animal durante o período de ausência do dono, levando o pra casa dele e atendendo todas as necessidades do cão, como alimentação, passeios, banhos, carinhos, entre outras coisas. Caso a viagem de férias seja mais curta, é possível deixar o cão na própria casa, e combinar com uma pessoa que possa visita-lo e cuidar dele pelo menos uma vez ao dia.

Porém, não é tão fácil conseguir encontrar pessoas que são realmente responsáveis e dispostas a isso, então a melhor alternativa passa a ser a busca por um hotelzinho de cães. Essa é uma das possibilidades mais seguras e confiáveis, pois o cachorro estará cercado de profissionais capacitados, que irão saber lidar com quaisquer tipos de problemas que possam acontecer. Se essa for a opção escolhida, deve-se procurar saber se de fato o hotel é seguro, buscando opiniões e indicações, conseguindo assim, a garantia que o cãozinho estará sendo bem tratado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cachorro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.