Cachorro Cansado

Muitas doenças em cães são evitadas com as vacinas e outras podem ser controladas com antibióticos. Começando com a vacinação, o seu cão já estará bem protegido, mas não a 100%. Veja algumas doenças que são perigosas e entre os sintomas mais comum é o de deixar os cães apresentando muito cansaço.

1- Tosse Canina

Se trata de uma doença que provoca infecção respiratória e é mais comum em lugares onde existe uma concentração de cães, como em canis, por exemplo, ou lojas que vendem animais de estimação.

Essa doença provoca infecção na laringe, na traqueia e nos brônquios. Além de ter tosse e o nariz escorrendo, com cinco dias depois de ser contaminado apresentará um cansaço excessivo.

Quanto antes começar o tratamento, que é feito com antibióticos, mais rápido o cão ficará curado.

2- Coronavírus

Essa doença “pega” o cão quando ele entra emcontato com as fezes de outro cão que está infectado. A princípio é uma doença branda, mas deve ser logo tratada e pode ser um grande problema para filhotes. Além da demonstração de cansação, é sinal de que o cão está doente se ele rejeitar comida e começar a vomitar. As fezes também ficam com cheiro forte.

3- Cinomose

Essa é uma doença que costuma matar os cachorros. Além de ser um vírus potente, ele é muito contagioso. Através do ar ou com contato direto com um cachorro infectado, o cão saudável pode ser contaminado.

Se o cão for saudável o vírus tem dificuldade em afetar o cão, mas quando ele está com baixa imunidade, em pouco tempo, as bactérias deixam o seu animal em péssimas condições. O cansaço é um dos primeiros sintomas.

4- Hepatite Infecciosa Canina

O cachorro pode ser contaminado com essa doença através do contato direto com um animal infectado. A infecção pode ser branda, neste caso, vai durar somente dois dias, o cão terá febre e ficará desanimado. No caso dos filhotes dura mais tempo, entre duas a seis semanas.

Quando é mais severa, o cão tem, além de febre alta, fica com amígdalas inchadas e com dores no estômago.

É uma doença que costuma atacar principalmente os filhotes.

Nos casos mais graves, o cão tem sangramento pela boca, reto, nariz e aparelho urinário e precisa, além dos antibióticos, fluidos intravenosos.

5- Parvovirose

É uma doença muito contagiosa e rapidamente se espalha pelo corpo todo do cachorro, saliva, pêlo, patas e as fezes. Ela pode contaminar um outro cão sendo levada pela solo dos sapatos ou algum objeto que tenha sido usado pelo animal infectado.

É muito comum nos filhotes com menos de cinco meses e neste caso, eles morrem com maior facilidade.

É uma doença que costuma atacar mais facilmente, as seguintes raças de cães: pitbulls, pinchers, rottweilers e dobermanns.

A doença pode assumir duas formas: uma delas dá uma forte diarreia no cão e a mais rara afeta o músculo cardíaco do animal.

6- Carrapatos

Quem mora em lugares com muita área verde deve ficar atento para evitar os carrapatos nos cachorros, principalmente, nas estações mais quentes. Os carrapatos em pouco tempo dominam todo o corpo do seu bichinho de estimação.

O primeiro passo é removê-los com a ajuda de uma pinça. Mas, atenção, quando tiver tirando os carrapatos, você não deve tocá-los. Segure bem de perto com a pinça e puxe lentamente para não machucar o cão. Eles adoram ficar perto do pescoço, da cabeça e das orelhas. O ideal seria fazer essa “operação” usando luvas de borracha.

Prepare um recipiente com álcool para colocar os carrapatos que forem retirados do cachorro e depois matá-lo. Existem outros métodos que podem ser usados, como por exemplo, cobrir os carrapatos com vasolina ou gasolina e em seguida, queimá-los. É um processo mais perigoso. O importante é que o carrapato não seja “espremido” quando estiver no cão. E depois é necessário pulverizar a inseticida para combater carrapatos e antipulgas no cão.

Quando os carrapatos não são tirados logo, eles podem causar outras doenças no cachorro e um dos primeiros sintomas de que tem alguma coisa errada é o cansaço constante.

Veja a seguir sintomas que podem “dizer” que o seu cão está com uma doença grave. Fique de olho nestes sintomas, caso apareça, procure imediatamente um veterinário.

Sintomas Que Indicam Doenças Graves

  • Cachorro cansado ou muito preguiçoso.
  • Cachorro quando tem muita dificuldade de urinar ou está urinando mais do que o normal, em quantidade.
  • Quando o cachorro está correndo ou andando com o traseiro no chão. Ele pode estar com problemas nos rins, glândulas anais bloqueadas ou diabetes.
  • Quando o cachorro está bebendo muito mais água do que bebe normalmente.
  • Quando ele deixa de comer ou mesmo quando está se alimentando começa a perder peso.
  • Quando o cachorro está babando muito e ou apresenta problemas de gengivas, dente, isso pode indicar que ele tomou algum veneno.
  • Quando o cachorro está com as gengivas inchadas ou vermelhas.
  • Quando os olhos estão vermelhos ou embaçados ou ainda tem secreção no olho e começa a entorá-los.
  • Se o cachorro estiver com a respiração curta ou ofegante.
  • Quando o animal choraminga ou demonstra medo quando alguém vai para tocá-lo.
  • Qaundo o animal apresenta inchaço em alguma parte do corpo.
  • O cachorro doente apresenta ânsia, vomita, tosse muitas vezes e espirra várias vezes seguidas.
  • O cachorro está com a pelagem opaca ou dura.
  • Quando ele tem corrimento vaginal, isso acontece quando ele não é esterilizado.
  • Tem febre, vomita com sangue e tosse.

Sintomas de Doenças Gravíssimas

  • Quando o cachorro apresenta desidratação. Verifique a pele atrás do pescoço, puxe levemente, se ela demorar a voltar para o lugar, é um sina de desidtração. Além de gengivas pegajoas ou secas.
  • Quando as gengivas do cachorro estão azuis, brancas ou pálidas.
  • Tem colapsos, desmaios ou não consegue urinar normalmente.
  • Quando está superaquecido ou tem convulsão ou ataque.
  • Quando o cachorro não consegue usar as pernas traseiras.
  • Quando o abdômen está inchado, que pode ser uma torção gástrica, doença hepática ou cardíaca, tumor mamário, peritonite, piometria, que é infecção uterina.

Os cachorros tambem tem direito a descanso, oras!

Cachorro Cansado

Cachorro Cansado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cachorro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.