A Responsabilidade do Dono de um Cão

Ter um animal de estimação, como um gato ou cachorro, por exemplo, é uma coisa muito boa. Isso porque a companhia de um amigo de quatro patas nos faz ter uma autoestima muito grande, além de, claro, nos renovar, nos divertir e nos distrair naquelas horas ruins ou entediantes. Mas, devemos sempre estar cientes que o cão, gato, peixe e outros são animais, seres vivos, e que, por isso, merecem ser bem tratados.

A Responsabilidade do Dono de um Cão

A Responsabilidade do Dono de um Cão

Ou seja, uma alimentação equilibrada, vacinas em dia e outros detalhes para que ele possa viver sadio por muitos e muitos anos. E é sobre isso que iremos falar no nosso artigo de hoje. Aqui você vai conhecer as responsabilidades de um dono perante o seu cão. Você as conhece? Não? Fique tranquilo. Esse artigo irá sanar todas as suas dúvidas quanto a este problema. Vamos lá?

Os Cães

Os cães são parentes dos lobos, e foram domesticados pelo homem há muitos e muitos milênios atrás, bem antes de Cristo. E, de lá para cá, o cachorro teve várias “profissões”, desde pastores, vigilantes, até mesmo babás, entre outros. O cachorro, atualmente, é visto como um fiel amigo que acompanha o seu dono para onde quer que ele vá (isso não significa que antigamente eles não acompanhavam seu dono). Há para todos os tipos de gostos e bolsos: Desde os de grande porte, como o labrador, até os de pequeno porte, como os cãezinhos da raça pinscher, que são bastante pequeninos e perfeitos para casas com pequeno espaço externo.

Há também os cachorros mais inteligentes, estando na ponta dessa lista a raça border collie, que são cachorros de médio a grande porte. Há também a categoria dos cães mais dóceis, se incluindo aí a raça do São Bernardo, um cachorro de grande porte que tem uma aparência bastante tranquila e que ajuda no salvamento de pessoas que sofreram um acidente na neve. Isso porque a sua pelagem o protege contra as baixas temperaturas. Os beagles, cães de porte pequeno, também são bastante tranquilos e, consequentemente, dóceis, e são uma ótima pedida para crianças e também idosos.

E as Responsabilidades Sobre Eles

O cão é, sem dúvida, um grande companheiro para, praticamente, todas as horas. Isso porque ele, tenta a todo custo nos fazer distrair um pouco para dar-lhe atenção e carinho. Entretanto, é necessário que você também dê ao animal a devida atenção e cuidado. Se você for presentar o seu filho ou filha, por exemplo, com um cão, é preciso que tenha em mente que deverá instruir a criança e a ensiná-la que o cão não é um mero brinquedo, e sim um ser vivo que será o seu companheiro por anos e anos a fio. E mais: como o cão tem uma vida estimada em até 15 anos, você deve explicitar bem ao presentado: ele é um ser vivo e que irá te acompanhar por muitos anos, por isso, é necessário você sempre dar atenção a ele e não “enjoar” a ponto de abandoná-lo nas ruas. Agora, as regras valem para todos.

Os cães devem ser alimentos regularmente, sendo mais indicada a ração especificada para cada categoria (do menor porte ao maior porte) e com as vitaminas e nutrientes necessários para o desenvolvimento do animal. O cachorro deve, também, ser mantido em um local limpo, e, claro, o mesmo também deve estar higienizado corretamente. O ideal é que o banho seja dado no cachorro uma vez ou duas por semana. É imprescindível, também, que se dedique algum tempo diariamente para o seu cão. Seja para brincar por alguns minutos ou leva-lo para passear, o importante é fazer o seu cão se movimentar um pouco, para evitar o sedentarismo e, por fim, a obesidade em seu companheiro fiel.

O Que Fazer Para Evitar um Ataque?

Certos imprevistos podem sim, ocorrer com o seu cachorro. Um deles, por exemplo, é o ataque repentino dele as pessoas estranhas do seu convívio, como amigos ou parentes que visitam sua casa. Mas, você deve estar ciente que, antes de o pior acontecer, a prevenção deve sempre estar presente. Por exemplo, se o cão se estranha com visitas, o melhor mesmo é deixa-los presos, até que a visita vá embora. Outra solução é colocar uma focinheira em seu companheiro para evitar mordidas.

Para garantir, é necessário que seu cão esteja totalmente imune contra doenças, em especial a raiva, sendo que a vacina para esse mal é cedida gratuitamente pela secretaria de saúde, que, em determinada época do ano, realiza campanhas para a vacinação de cães e também de gatos. Para deixar o seus animais de estimação mais tranquilos, é estar sempre tendo um tempo para leva-los para passear, ou brincar um pouco com eles, seja jogando a bolinha ou lhe fazendo um carinho. Deixá-los soltos no quintal também é uma boa coisa de tempos em tempos, pois muito tempo preso pode deixa-los irritados e fazer com que eles possam atacar até mesmo seus donos.

Meu Cão Atacou uma Pessoa. E Agora?

Se caso, depois de todas as precauções tomadas o seu cachorro ou gato ainda conseguir morder alguma pessoa, a primeira providência a ser tomada é verificar o ferimento da vítima, e encaminhá-la o mais depressa possível até um posto de pronto atendimento para serem tomada as medidas cabíveis. Outra medida é encontrar a carteira de vacinação de seu animal e mostrar para a vítima que as devidas vacinas foram tomadas, inclusive a vacina contra a raiva, vírus este que pode matar um ser humano.

Meu cão Atacou uma Pessoa. E Agora

Meu cão Atacou uma Pessoa. E Agora

Depois, é necessário que você preste toda a assistência para a pessoa que foi vítima do ataque de seu animal, sendo a assistência tanto médica quanto psicológica. Os cães e gatos, com certeza, são bons companheiros, para todas as horas. Sejam as horas alegres, tristes, enfim. Estão sempre abertos para te divertir, pedindo carinho ou que você jogue a bolinha para ele buscar. Só que ele ainda é um ser vivo e, como tal, deve ser respeitado e ter seus direitos garantidos.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.