Quem Foi Tutancâmon?

No ano de 1336, a.C, nasceu no antigo Egito um menino que foi transformado  em  rei antes de ser um adulto. Seu nome era  Tutancâmon.  Ele ficou conhecido como o “Faraó Menino”.

Tutancâmon, era filho  do  faraó  Aquenáton  e, de sua  segunda esposa  a rainha  Kiya.

Alguns historiadores, citam  Nefertiti   como sendo a mãe de Tutancâmon,  pelo fato de ela ter sido  a esposa principal  de Aquenáton. Porém, ela teve seis filhas, nenhum filho homem. Como ter um filho homem na época, era quase uma obrigação, Aquenáton  procurou tê-lo com outras mulheres. Há ainda outras versões sobre a origem de Tutancâmon.

Veja outra versão:  embora, inscrições encontradas em blocos de pedra dão como certa a sua origem, alguns investigadores continuam  dizendo que Tutancâmon era  filho do rei  Amenófis III e, de sua esposa a rainha Tié.

A curiosidade desses investigadores  ficou ainda mais aguçada  ao ser descoberto  no  túmulo  de Tutancâmon,  um cacho de cabelos da rainha Tié.  Juntando  esse fato  com  as  semelhanças físicas  entre  eles dois,   pensaram  ter  confirmado  então,  a origem  de  Tutancâmon.  Até  que  exames  de  DNA  feito  nas  múmias,  comprovaram   que  o “Faraó  Menino”   era  mesmo  filho  de  Aquenáton  e, de  sua  esposa  Kiya.  A  semelhança  física  entre ele  e  a  rainha  Tié  nada  tem  de  estranho,  visto  que  ela  era  sua  avó  paterna.  Aquenáton,   era  filho  do  rei  Amenófis  III. Portanto, não existe dúvida  sobre a sua origem.

https://www.youtube.com/watch?v=xVRnOF9v5rg

Uma Vida Marcada Por Tragédias

Tutancâmon teve a vida marcada por acontecimentos  infelizes, desde o seu nascimento.  Sua mãe,  a rainha Kiya,  morreu  durante  o seu parto.  Essa afirmação  deve-se  ao fato de ter sido  encontrada  no  túmulo de Aquenáton,  uma cena  em  relevo  que retrata  um lamento de morte por um membro importante  da família.  Para os historiadores, levando em conta  a idade de Tutancâmon  e a época  descrita na cena,  o lamento  era pela morte da rainha  Kiya, mãe de Tutancâmon.  O rei Aquenáton, morreu ainda muito novo. Deixando Tutancâmon  ainda criança.  Com a morte de Aquenáton ficou no trono em seu lugar,  um nobre conhecido como Semencaré ( alguns historiadores acreditam que Semencaré era  Nefertiti disfarçada).

Curiosidades

Curiosidades

A morte prematura de Semencaré  ficou envolvida em mistérios. Com o trono vago, armaram  uma emboscada liderada pelo vizir, que queria o trono para si. Promoveram uma matança onde estavam Tutancâmon,  sua irmã, alguns  funcionários e  outras pessoas ligadas a ele.

Após a matança de onde somente  Tutancâmon e sua irmã sobreviveram,  alguns funcionários  que serviam ao rei seu pai, sentiram a necessidade de tirar  o menino dali  e colocá-lo em segurança.  Ele e sua irmã, Anchesenamon foram  levados para  Tebas  para serem casados e coroados. Nessa época, ele tinha 9 anos e sua irmã  11 anos.  Tutancâmon foi coroado e  subiu ao trono como faraó. Mas, como era muito jovem, quem ficou governando o Egito nessa época,  foram  os seu tutores que eram  dois altos funcionários do (Aye  Horemheb) tempo  de Aquenáton.

Como Era Tutancâmon?

Embora alguns historiadores descrevam Tutancâmon como “foi um jovem saudável”, estudos recentes comprovam o contrário.

Tutancâmon tinha a saúde muito debilitada.  Exames feitos recentemente, bem cuidadosos, mostraram aos cientistas que ele sofria de malaria. Essa afirmação vem do fato de ter sido encontrado  sinais do protozoário parasita  que causa essa doença.

Analisando o DNA das múmias relacionadas (com parentesco)  com Tutancâmon, descobriu-se que seus pais eram irmãos (no antigo Egito, isso era comum, para manter a coroa real dentro da família).  Pode ser  que, além das  doenças  que ele tinha, herdadas de seu pai, o fato  deles (pais) serem irmãos  ter provocado  outras doenças. Tutancâmon sofria de fenda palatina, síndrome de Köhler-Freberg  (essa doença impede  que o fluxo sanguíneo chegue normalmente até aos pés).

Por ter sido encontrado:  130 bengalas em sua tumba, necrose em  um osso e uma lesão em seu fêmur direito, os historiadores  confirmam as doenças em Tutancâmon e afastam  a hipótese  de ele ter sido  assassinado. Quanto à perfuração encontrada em seu crânio e  atribuída  antes ao seu  assassinato,  após estudos recentes, os cientistas  concluíram  que ela deve ter sido causada por  acidente durante a mumificação.  E, apontam  como possível causa de sua morte o agravamento de uma infecção  na lesão do fêmur.  Tutancâmon  morreu aos  19 anos.

A história diz que Tutancâmon morreu sem deixar herdeiros.  Vivos, realmente não deixou. Contudo, foram encontrados em sua tumba, mumificados, dois fetos (femininos)  que é muito provável que eram de suas filhas  que nasceram prematuramente.  Tutancâmon  casou-se com sua irmã.  (portanto era filho e genro do rei  Aquenáton)

no images were found

A Tumba de Tutancâmon

Tutancâmon, não foi um faraó de grandes  realizações  no antigo Egito. Porém,  quando se fala em  faraó, pirâmide, Egito,  o primeiro nome lembrado é o dele.  O que o tornou tão conhecido  e colocado entre os faraós mais populares da atualidade, foi  a sua tumba. Que além de guardar maravilhas em seu interior  estava  totalmente intacta.

Sua tumba foi descoberta no  dia 4 de novembro  do ano de 1922,  próxima ao túmulo de Ramsés VI, no túmulo do Vale dos Reis,  pelo  arqueólogo inglês  Howard  Carter. No entanto, a câmara funerária  só foi  aberta  oficialmente no dia 16 de fevereiro do mesmo ano.

O corpo mumificado estava na tumba, dentro de um sarcófago, coberto com uma máscara  mortuária de ouro. O caixão onde estava a múmia do faraó também é de ouro maciço. Na tumba de Tutancâmon foram encontrados mais de 5 mil peças: objetos, roupas, brinquedos, mobiliários, vinhos, etc.

Em janeiro de 2005, a múmia de Tutancâmon foi retirada do seu sarcófago para exames. Entre eles o de tomografia computadorizada. Em maio de 2005, egípcios, franceses e americanos reconstituíram sua face a partir  de imagens de tomografia computadorizada.

De acordo com um escrito no túmulo de Tutancâmon, ele teria lançado uma “maldição” ou “praga da morte” contra quem perturbasse o seu  descanso eterno. Por causa disso e por acontecimentos estranhos após a abertura do túmulo, gerou-se  uma lenda. Lenda ou não,  aquele que era mecenas de Carter Lord  Carnavan  faleceu  em 5 de abril de 1923,  não teve a  oportunidade de  ver  a múmia e nem  o sarcófago do “Faraó Menino”.

no images were found

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.