Como Lidar com Atendentes de Telemarketing Insistentes?

A casa está em silêncio em um dia de sábado. De repente toca o telefone. As suspeitas são confirmadas. O atendente de telemarketing liga outra vez para oferecer o pacote de serviços que foi rejeitado a semana inteira. Logo a paciência pode sofrer derrota para o estresse.

01: Perguntas e Surpresas

Quando uma empresa ligar e você não ter ideia de como o número foi parar nãos mãos delas, procure perguntar como conquistaram a informação. Como o ato se considera crime, o (a) atendente vai tentar mudar de assunto. Persista que de repente a linha vai cair e o telemarketing vai “esquecer” de ficar ligando de modo insistente.

02: Momento da Educação

No momento de atender o telefonema e percebe que se trate do marketing procure escutar o que se oferece e caso não exista interesse deixe claro, com boa postura e máxima educação. Por vezes a ligação pode retornar, mas existe a chance de que entendam o atual momento e parem de insistir.

Caso insista diga que não está interessado e deseja para de conviver com as frequentes ligações. Se mesmo assim existirem novas ligações chegou o momento de falar com o superior no sentido de efetuar reclamação formal.

03: Conversa Gravada

Outra tática que pode surtir efeito negativo e por consequência isolar as ligações do telemarketing está em dizer que possui gravador no telefone para todas as chamadas e que caso a insistência permaneça irá tomar atitudes legais contra a empresa. Quase sempre a ideia funciona, a não ser que se trata de cobranças.

04: Hora da Desculpa

Em termos gerais as pessoas que trabalham com telemarketing possuem tempo delimitado por chefes para não demorar longo tempo na ligação. Quase sempre existe a pergunta para ouvir por poucos minutos o que se tem a dizer. Esse representa momento ideal para dizer que está atrasado para compromisso, reunião, trabalho, médico, enfim, as desculpas são gigantes.

Às vezes as ligações acontecem no próprio celular. Procure verificar o número e caso o mesmo corresponda com aquele do telemarketing basta não atender, ou bloquear os aparelhos para ligação de determinado número.

05: De Calmaria para a Explosão

Caso não esteja disposto diga que não está interessado e peça para deixar de retornar as ligações. Procure abordagens mistas, de grosseira até calma. Caso nada funcione chegou o momento de abrir diálogo honesto para ver se funciona. Quase todas as pessoas sofrem com problemas do excesso de telemarketing. Procure responder de modo calmo, em principal quando não se deve nada. Evite o estresse porque a pressão está no lado de quem quer vender.

Defesa do Consumidor

De acordo com a Lei 8078/1990 existem normas dispostas a protegerem os consumidores contra práticas abusivas de publicidade, ponto em que se enquadra o abuso dos serviços de telemarketing. Porém, não existem termos que especificam de modo explícito o tipo de abuso publicitário via telefone com caráter de telemarketing.

Percepção e Crítica

Telemarketing representa método de marketing direto em que um vendedor solicita potenciais clientes a comprar produtos ou serviços, seja por telefone ou internet. Também inclui registrados de vendas de sistemas programados através do telefone via discagem automática. A existência tem estado sob o fogo nos últimos anos, sendo visto como um aborrecimento por parte da clientela.

Telemarketing pode ser feito a partir de um escritório da empresa a partir de Call Center. Envolve a transmissão ao vivo associada com mensagens políticas. Processo de telemarketing engloba chamadas.

A primeira chamada determina as necessidades do cliente. Serie clientes em potencial são identificados por vários meios, incluindo histórico de compras e pedidos anteriores de informação, limite de crédito, formas de entrada de concorrência e aplicação.

Organizações beneficentes, associações de estudantes e partidos políticos costumam usar telemarketing para pedir doações. Empresas utilizam técnicas para levantar potenciais clientes a fim de avaliar a aceitação do mercado ou a satisfação a determinado produto, serviço, marca ou empresa. Pesquisas de opinião pública são realizadas de forma similar.

Técnicas de telemarketing também são aplicadas a outras formas de marketing eletrônico, utilizando e-mail ou fax mensagens, caso em que são consideradas spams por receptores.

Golpes e Fraudes

Telemarketing está associado de modo negativo com vários golpes e fraudes, como esquemas de pirâmide com produtos e serviços. Empresas fraudulentas são referidas como “caldeiras”. Por vezes criticado como prática de negócio antiético devido à percepção de técnicas de vendas de alta pressão durante as chamadas não solicitadas.

Ligações de telemarketing são por vezes consideradas incômodo, em especial quando ocorrem durante a hora do jantar, no início da manhã ou no final da noite.

Outro grave efeito colateral de “incômodo” acontece quando as pessoas ficam ansiosas para receber ligações de negócios ou família e no momento em que atendem o telefone percebem que se trata de marketing.

Algumas empresas percebem as emoções negativas geradas e desistem para de investir na prática. Desde 2007, vários fóruns surgiram e agem como placas de reclamação nas quais os consumidores podem expressar as preocupações e críticas.

Tendência recente em telemarketing está em usar telefonemas automatizados com computadores e mensagens pré-gravadas em discurso de vendas que incluem por vezes táticas enganosas, como as mensagens gravadas de computador dizendo coisas como “Não entre em pânico, mas este é seu aviso final” ou “Nós tentamos contatar através do correio”. Estas informações são por vezes mentiras, destinadas a incitar preocupação ou medo no cliente em potencial.

Marketing e Insistência: Ramo do Negócio

De fato a profissão de telemarketing não possui a compreensão, em principal quando profissionais se tornam insistentes em oferecer produtos e serviços. Interessante notar que por vezes não se sabe ao menos como o número de telefone foi parar nas mãos de determinada empresa.

Por vezes o telemarketing pode entrar em contato diversas vezes em menos de 24h para oferecer o mesmo serviço ou produto. Por mais que não exista interesse por parte de clientes, profissionais especializados insistem ao máximo até que clientes aceitem assinar o pacote ou mesmo percam a paciência e por consequência passam a ignorar não apenas os telefonemas como também a marca em si.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.