A saúde de uma pessoa é de extrema importância para quem quer que seja. A Saúde é definida como completa e definitiva quando mental, física e internamente está conjuminando estados para o bem-estar de um ser humano. Estar em boa saúde significa que a pessoa está livre de qualquer doença e está em boa forma. A Organização Mundial de Saúde declarou que uma pessoa saudável deve se encaixar perfeitamente em todos os três aspectos que foram mencionados: físico, mental e social. Este trio é chamado também de triângulo da saúde. De acordo com os diagnósticos, existem alguns fatores críticos e chaves que determinam se uma pessoa é saudável ou se não se encontra em um bom estado de saúde.
Alguns desses fatores chaves incluem em primeiro lugar a saúde biológica de uma pessoa, o desenvolvimento da pessoa quando criança, o ambiente social e externo em que esta pessoa cresceu, a educação, a renda à que era exposta, a alfabetização, o estilo de vida, as redes sociais da pessoa, a cultura de vida e as práticas de saúde realizadas pela pessoa sob a forma de exercício, dieta, treinamento ou qualquer outra atividade física realizada para manter uma boa adaptação do indivíduo. Evitando os inimigos mais importantes É possível manter a saúde em um nível muito bom, de modo a escapar das muitas doenças mortais que assolam boa parte da humanidade. A primeira coisa e a mais importante que estamos levando em consideração é a higiene pessoal de uma pessoa.
Se alguém não se mantém limpo, tomando banho diariamente, escovando os dentes, lavando as mãos, mantendo limpo o ambiente em que vive, mesmo que de maneira básica, já se pode evitar fatores que poderiam prejudicar o seu corpo, te obrigando a ficar doente. A saúde é uma questão muito crítica, pois a sua saúde é você quem a faz, diretamente. Uma pessoa saudável tem toda a felicidade do mundo, mas uma pessoa doente é dependente de outros, mesmo para os cuidados mais básicos, o que leva também à instabilidade mental. A saúde mental A sua saúde também depende muito das relações que você tem, ou seja, quão saudável seja a sua vida social.
Se todos os seus relacionamentos estão indo bem e você não tem problemas de interações sociais, ou seja, se misturar com os outros, ter um grupo de pessoas que partilham interesses semelhantes, isso mostra que você está gozando de boa saúde mental. Se uma pessoa mostra deterioração das relações sociais, isso mostra que a pessoa é instável e tem problemas de autoestima, que pode levar ao desenvolvimento de doenças mentais, como alienação, depressão e stress. A sua saúde biológica está diretamente relacionada à sua saúde mental e social, uma vez que o stress tem sido conhecido por causar uma série de doenças biológicas.