O Jardim Memorial Dos Mártires foi construído com o objetivo de celebrar a coragem daqueles que foram mortos no Levante de 1927 na China. Situado na província de Guangzhou, o jardim, além de ser um parque também é um cemitério a céu aberto em que estão enterrados mais de 5.000 pessoas que foram mortas durante o combate da chamada guerra civil da China.

Jardim Memorial Dos Mártires
Quem passeia nesse parque ainda pode conhecer o museu instalado dentro dele em que estão expostas peças e coleções que contam um pouco mais da história de Guangzhou nesse levante. Os chineses entendem esse memorial como um lembrete de um dos episódios mais sangrentos de sua história com o objetivo de que ele não se repita. Algo bastante curioso sobre esse jardim memorial é que ele está situado em meio a prédios modernos num belo contraste.
O Levante de 1927
O episódio histórico que está sendo lembrado pelo Jardim Memorial Dos Mártires entrou para a história como Guerra Civil Chinesa, dividida em dois períodos: 1927 a 1937 e 1946 a 1949. Esse período foi repleto de conflitos comunistas nacionalistas que tiveram o seu estouro no ano de 1927 quando Chiang Kai-Shek realizou uma expedição para expurgar os antiesquerdistas em paralelo a uma série de levantes comunistas que não deram certo.