O Que é Inflação?

A Inflação – Demanda e Oferta

Provavelmente você já ouviu ou já disse que o produto X aumentou de preço devido a inflação. Mas, na prática você sabe mesmo é o que a inflação? Podemos definir a inflação de uma forma básica dizendo que é o processo de aumento dos preços que acontece sempre a procura é maior do que a economia é capaz de produzir no momento.

A inflação pode ser de oferta quando o produto em questão está em escassez ou de demanda quando a procura por um bem ou serviço é maior do que a quantidade que está disponível. Um exemplo simples é a situação do Brasil, pois com o aquecimento da economia as pessoas passaram a ter mais poder aquisitivo o que fez o consumo aumentar sem que a produção pudesse acompanhar esse novo ritmo. Isso gerou uma inflação de demanda no país.

Inflação de Custos

Outro tipo de inflação que deve ser comentado é a de custos que acontece quando o nível da demanda se mantém, mas os custos são elevados. Quando os custos aumentam acontece uma retração da produção o que faz com que os preços do mercado também sejam alterados.

Dentre as causas mais comuns da chamada inflação de custos estão os aumentos de salário que tornam o custo unitário de um produto ou serviço maior, o aumento do preço da matéria-prima que se reflete no preço final do produto ou serviço além da estrutura do mercado que pode ser alterada por empresas que elevam os custos de produção para aumentar os seus lucros.

As Causas da Inflação

Podemos destacar inúmeros fatores como causas da inflação dentre os quais o mais importante é aquele que se refere a aproximação entre oferta e demanda agregada. Basicamente quando o consumo interno do país fica próximo da capacidade produtiva pode parecer um cenário ideal para que os empresários aumentem os preços de produtos e serviços.

Existe ainda outro processo que pode contribuir, o chamado choque de oferta que acontece quando acontece uma queda brusca no volume de produto de algum bem. Isso acontece muito no setor agrícola, pois as intempéries do tempo como geadas podem destruir lavouras inteiras fazendo com que o mercado tenha menos produtos do que o esperado.

Entretanto, é importante deixar claro que essas quedas produtivas não têm uma influência tão grande no aumento dos preços uma vez que o cálculo da sua variação é feito sobre uma grande quantidade de produtos.

Outros Fatores

Dentre outros fatores relevantes para a inflação estão a variação cambial. Quando acontece um aumento súbito da cotação do dólar diante do real (como aconteceu no ano de 1999) o efeito é o aumento dos preços dos produtos conhecidos no mercado como ‘tradables’. Esses produtos e serviços podem ser comercializados tanto interna como externamente e que por esse motivo são cotados na moeda americana.

Outra possível causa da inflação no Brasil é o reflexo de um fenômeno inflacionário externo. Um exemplo disso foi a crise vivida pelos Estados Unidos em 2008 que fez com que as das commodities agrícolas, minerais e energéticas subissem de forma significativa em demanda internacional.

Para finalizar essa lista de possíveis causas da inflação estão os reajustes de preços. Esse processo recebe o nome de indexação e se restringe aos preços administrados que são aqueles regulados por contratos que fazem a recomposição da inflação que é passada através de um índice de preço. Os serviços públicos como cadernetas de poupança e alugueis, por exemplo.

Como Driblar a Inflação

Infelizmente ninguém está livre de ter que conviver com a inflação e senti-la na pele sempre que vai ao supermercado, ao salão de beleza, viajar enfim em várias situações. Porém, sabendo que a inflação se faz presente e que é necessário colocar o pé no freio das compras é bom saber como driblar essa inimiga.

Nas Compras

Um dos momentos em que a inflação mais se fará presente é nas compras do supermercado. A dica é quando ir fazer as suas compras dar preferência para a compra de frutas, verduras e legumes que sejam da estação, pois estarão com os preços mais em conta. Lembre-se quanto mais oferta menor o preço.

Cuidado Com o Desperdício

No dia a dia estamos sempre desperdiçando alimentos e produtos como os de limpeza, por exemplo, sem nem perceber. Mesmo que não seja um momento de inflação elevada é bom começar a se acostumar a colocar no prato somente o que vai comer e aprender a gastar menos água e produtos para limpar a casa.

Prioridades

Quando se está passando por uma fase de inflação elevada é importante limitar os seus gastos para aqueles que sejam realmente de primeira necessidade. Pense nos seus gastos por meio de prioridades, ou seja, quais são as coisas mais importantes para o dia a dia. Roupas, carros 0 km, peças de decoração entre outros podem ser muito legais, mas não são artigos de real necessidade.

Abra Exceções

Tudo bem gostar de uma determinada marca, mas quando o valor dela sobe muito pode ser um bom momento para começar a abrir exceções e testar outras marcas que estejam mais em conta. A inflação vai fazer você gastar mais nos produtos de sempre, mas você pode reduzir os seus gastos convencionais para passar bem por essa fase.

Fuja das Dívidas

Num momento de inflação o mais importante é fugir de fazer novas dívidas, pois acredite pode se tornar bem difícil quitar as antigas. Dessa forma foque em renegociar as suas dívidas atuais para melhores condições de pagamento e deixe o cartão de crédito em casa.

A Inflação e os Investimentos

Quando a inflação está alta ainda é um bom momento para fazer investimentos, mas tem que ser os investimentos certos. Dessa forma aposte em investir em bens que tenham valorização garantida como os imóveis, por exemplo. Contudo tenha cautela, pois nem todo imóvel é valorizado, ou seja, nem todo investimento é 100% assertivo.

Também é importante que as pessoas entendam que para ganhar mais com um investimento é necessário se arriscar mais. O melhor para quem não gosta de correr muitos riscos é guardar dinheiro na poupança e aguardar que tempos financeiros melhores cheguem em breve.

Se Você Tem Mais De 30 Anos, Sabe Bem o Que Significa o Termo Inflação

Na década de 80, o Brasil viveu uma de suas piores crises econômicas, causada principalmente pelos altíssimos índices inflacionários, quando chegamos a registrar taxas de até 85% de inflação ao mês. Isso gerava uma corrida desenfreada atrás de aplicações financeiras que chegavam a duplicar o valor investido em 30 dias e que tornava toda a cadeia produtiva ameaçada. Foi um período de incertezas e que gerou uma espécie de trauma em muitos brasileiros, que tremem somente ao ouvir pronunciada a palavra inflação.

O Que é Inflação?

O Que é Inflação?

O Que é Inflação?

Mas Teoricamente, o Que é Inflação?

Segundo os especialistas do setor econômico, a definição de inflação é o aumento generalizado de preços dos produtos e serviços em um determinado país ou região, durante um período de tempo determinado. Neste processo inflacionário ocorre a queda do poder de compra e a desvalorização da moeda nacional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.