O Dobrão foi a moeda brasileira de maior valor intrínseco, que circulou durante o reinado de Dom João V(1707-1750). Ela foi cunhada no ano de 1.724 e 1727 em Minas Gerais na casa da moeda de Vila Rica e pesava cerca de 55 gramas, o que a fez ser considerada a maior moeda de ouro do mundo que foi cunhada na época do Brasil colônia bem no auge do circulo do ouro.
O dobrão é uma das moedas mais estudadas e conhecidas da numismática brasileira, ciência que estuda moedas, medalhas e cédulas, e traz gravada a frase “In Hoc Signo Vinces” que significa Com esse sinal venceras.
O dobrão valia 20 mil reis, podendo chegar a 24 mil reis, o que na época dava para comprar 4 escravas jovens. O dobrão, com o passar dos tempos, foi sendo substituído por cédulas, e hoje essa moeda é peça de colecionador custando em média 12 mil reais.
Atualmente, as moedas brasileiras possuem baixo valor, sendo que a mais valiosa custa R$1,00, muito diferente da época do Brasil colônia, onde as moedas valiam verdadeiras fortunas.