Quando um estudante decide optar pela faculdade de engenharia, em primeiro lugar, ele deve escolher qual o tipo de engenharia é de seu interesse. Não existe uma faculdade de engenharia e basta, existe engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia ambiental, engenharia mecânica, engenharia de produção, entre outras.
Cada um dos cursos específicos de engenharia prepara o profissional para uma determinada área, por isso é muito importante ter em mente o que se quer fazer e escolher a faculdade certa.
Cada curso específico de engenharia também exigirá diferentes aptidões do estudante. A engenharia ambiental, por exemplo, requer muito estudo de física e química, enquanto matemática, estatística e também física são fundamentais para quem faz engenharia civil.
Os profissionais diplomados em faculdades de engenharia, seja qual for a especialização, encontram um bom e amplo mercado de trabalho, no Brasil e no exterior. Por isso, vale a pena, além da faculdade, caprichar no inglês, e quem sabe disputar uma vaga fora do Brasil.