O tucano é uma das aves mais interessantes que existem, pois além de lindas também têm uma característica bem peculiar, o seu grande e vistoso bico. Todo mundo se lembra dos tucanos pelo seu bico avantajado, mas justiça seja feita, também existem outros detalhes a respeito desse animal que merecem destaque e agora vamos listar algumas dessas características que fazem dos tucanos essas aves curiosas.
Um tucano é capaz de encantar uma criança por seu tamanho e imponência e também os adultos, pela sua beleza multicolorida. A beleza desse espécime encanta também o parceiro sexual; os tucanos têm um grande poder de atração sobre os demais. Para muitas pessoas é difícil compreender como os tucanos podem se manter confortavelmente sobre as patas já que o seu bico parece pesar muito.
O grande truque desse bico é não pesar quase nada uma vez que é feito de tecido ósseo esponjoso. Esse detalhe provavelmente você não sabia. O bico é muito leve e dessa forma não interfere em seu equilíbrio.
Um detalhe muito interessante a respeito dos tucanos é o fato de eles gostarem de se banhar na chuva, e além de um banhinho de chuva, eles também são adeptos do pula pula entre árvores sendo bastante ágeis para essa tarefa. O topo das árvores é um lugar ótimo para procurar comida, descansar e também se reproduzir. Então, se você vir um tucano em cima de uma árvore, favor não incomodar, vai saber o que ele está fazendo lá em cima.
Mas, se tiver a oportunidade de ver um tucano dormindo não perca a chance, a posição do soninho gostoso é muito diferente. Eles elevam a sua cauda para que ela cubra a cabeça, pois, sossego é importante, e mantém a sua cabeça virada para as costas. Para os biólogos a explicação é bem lógica, pois eles estão na verdade descansando o seu bico.
Os Tucanos pertencem ao gênero Ramphastos e dentro desse gênero existem 41 espécies que vivem em florestas da América do Sul, existem muitos tucanos no Brasil. Mas, não é exclusividade nossa, é possível encontrar tucanos em diversas áreas tropicais da América e México.
Em geral a alimentação dos tucanos está baseada em sementes e frutos, mas se faltar alimento para essa ave ela também pode se alimentar de insetos e filhotes de outras aves. O bico dessa ave é muito útil na hora de capturar lagartos e lagartixas, estes animais são um complemento de sua alimentação.
Quem está lendo sobre os tucanos provavelmente está pensando em como diferenciar o macho da fêmea e dizemos que é perfeitamente possível. Fique de olho no bico da ave, o do macho é menos curvo e a parte de cima do bico termina de forma menos brusca, além de ser mais estreito e comprido.