Medicina Tradicional Chinesa

Também conhecida como MTC, a Medicina Tradicional Chinesa, representa as técnicas e métodos tradicionais usados pelos chineses no tratamento de doenças. Ela foi desenvolvida durante os milhares de anos de história da China, e é uma das mais antigas medicinas orientais.

Auriculoterapia

Auriculoterapia

O fundamento da Medicina Tradicional Chinesa é baseada em uma estrutura teórica sistemática e abrangente e de natureza filosófica. Fazem parte dela o estudo do “yin-yang”, a teoria dos cinco elementos e o sistema de circulação de energia nos meridianos do corpo humano. Além disso, ela está ligada aos ciclos da natureza.

Técnicas Terapêuticas Da Medicina Tradicional Chinesa

São muitas as técnicas usadas pela MTC, porém 7 são consideradas mais importantes e são elas: Tuiná, Acupuntura (muito usada agora no mundo inteiro pela medicina moderna), Moxabustão, Ventosaterapia, Fitoterapia Chinesa, Terapia Alimentar Chinesa e Práticas Físicas. Na parte de exercícios físicos fazem parte: a meditação (controle da respiração e circulação de energia), o Tai ji quan, o gi gong, entre outras. Atualmente, a meditação também é muito recomendada no mundo Ocidental.

Chineses

Chineses

Na MTC, a fitoterapia e os medicamentos são considerados os últimos recursos para combater as doenças. Segundo os fundamentos da medicina chinesa, o corpo humano é capaz de localizar as doenças e usar a energia interna e os recursos próprios para exterminá-las. Com este pensando, o trabalho externo, isto é, o da medicina, seria auxilar o corpo a fazer a auto cura.

Apesar da diferença com a medicina tradicional ocidental, a medicina oriental está incorporando técnicas e teorias ocidentais.

Acupuntura

Acupuntura

Como São Feitos Os Diagnósticos Na Medicina Tradicional Chinesa

O diagnóstico é feito com a observação, escutar e cheirar, perguntas sobre o paciente e palpar o pulso, o tórax, o abdômen e outras partes do corpo consideradas importantes em cada caso específico.

Com os dados citados anteriormente em mãos, o terapeuta, usando uma tabela, classifica os sintomas e chega a um resultado. Tudo isso com base nos seguintes princípios teóricos: a relação de yin-yang, a teoria dos cinco elementos, os 8 princípios do Ba Gua, a teoria dos órgãos Zang Fu, os meridianos de energia, os 6 níveis, os 4 estágios e o triplo aquecedor.

Para um profissional fazer o diagnóstico de uma doença usando o método da MTC, ele precisa desenvolver algumas habilidades, como observar aparências sutis, o que pode estar na nossa frente, mas não conseguimos ver, detalhes praticamente “invisíveis”.

Não é por nada simples chegar a um diagnóstico usando somente a MTC, atualmente na China, o diagnóstico da prática chinesa é associado aquele feito pelos métodos ocidentais. Com os dois nas mãos, os médicos fazem uma integração total dos dois sistemas. É muito normal combinar os dois sistemas para chegar a uma avaliação do paciente, na China de dos dias de hoje.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.