A Evolução Da Tecnologia e Da Comunicação Móvel

Não é necessário ser nenhum especialista no assunto para perceber a evolução constante que passa a tecnologia de comunicação móvel. Os celulares, GPS, Ipads, Notebooks estão cada vez mais repletos de funções que há poucos meses atrás não podiam nem ser imaginadas pelos consumidores. Essas inovações atraem cada vez mais pessoas para as lojas e fazem com que os custos dos produtos novos sejam altíssimos, enquanto outros vão barateando devido à tecnologia que vai se tornando obsoleta, deixando os produtos mais acessíveis e popularizando-os.

Celular

Celular

O grande exemplo da evolução da tecnologia de comunicação móvel é o celular. O aparelho é o primeiro exemplo de produto nessa área e é o que mais sofreu alterações com o passar do tempo, chegando em alguns casos a mudar completamente seu objetivo inicial. Em meados da década de 1990, os primeiros aparelhos celulares começam a ganhar marcado, embora fossem acessíveis apenas a consumidores com alto poder de compra, como empresários. Em um mundo que não conhecia a comunicação móvel, o celular era praticamente um alienígena. O aparelho era enorme e praticamente não tinha funções que fossem além daquelas exercidas por um telefone sem fio comum. Ou seja, fazia ligações, tinha identificador de chamada e armazenava alguns contatos. Com o tempo foram sendo atribuídas algumas características já usadas nos telefones mais sofisticados, como chamada em espera e serviço de caixa postal.

Celulares Novos

Celulares Novos

A tecnologia se chamava CDMA, e funciona até hoje em vários países do mundo. No Brasil, algumas operadores, como a Tim, já desabilitaram sua rede CDMA devido à preferência do consumidor tupiniquim pelo sistema GSM. Esse modelo chegou em peso no país no início do século 21 e inovou a ideia que se tinha de telefonia. Os celulares passaram a comportar chips. Para mudar seu número ou trocar de operadora basta comprar um chip, que custa em torno de 5 reais, e já começar a efetuar e receber ligações com a nova “linha” telefônica. As operadoras tentam até hoje prender os usuários a seus serviços bloqueando os celulares para a troca de chips. Já existem tecnologias que permitam, porém, que o próprio consumidor faça o desbloqueio via internet e possa então escolher sua empresa de comunicação móvel.

Partes Celular

Partes Celular

Em pouco tempo os aparelhos foram ficando menores, mais bonitos, e passaram a desenvolver funções que vão muito além dos serviços telefônicos. Muitos celulares funcionam hoje praticamente como computadores móveis. A tecnologia 3G permite que o usuário se conecte à internet em qualquer lugar que tenha cobertura de sua empresa telefônica. Ou seja, não é mais necessário estar em um ambiente wireless para acessar à web através do celular.

A tecnologia móvel não parou de se desenvolver com o avanço dos celulares. Hoje há GPS que funciona via satélite e tablets que conectam à internet de maneira prática e funcional. Não se pode nem imaginar qual será o próximo passo dessa área.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.