A história da filosofia compreende a própria história humana, já que ajuda na reflexão do mundo e de nossa existência perante ele.
A filosofia passou por diversos períodos e modificações, o primeiro período foi o Pré-Socrático, que compreendeu todos os filósofos que surgiram antes de Sócrates, também o período clássico, que foi a época que surgiram grandes pensadores como Sócrates.
Outro período importante foi o Pós-Socrático, que termina com o início da era Cristã e compreende o Ceticismo, que entende que a dúvida faz parte da vida e tem que estar sempre no pensamento, sempre presente, já no Epicurismo entendem que para o ser humano não deve haver sofrimento para encontrar o prazer, por último temos o Estoicismo que sinaliza que o ser humano tem que ser racional, a razão deve estar acima de tudo, que não pode se deixar levar pelas emoções.
Depois desses períodos ainda temos a filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.
Mas a escola Socrática, Platônica, Estóica, Neoplatônica, Agostiniana, Tomista, Empirista e Racionalista, cada uma defendendo seu ponto de vista sobre o mundo e a vida.