O budismo, como todas as religiões tem ritual. Alguns são até parecidos com as demais religiões, outros, exclusivamente budista. Vejamos:
*Preces: é um pouco diferente. Em vez de invocar com o intuito de conseguir alguma coisa, ela serve para a combinação dos pensamentos íntimos com as boas energias. Citar as preces ou girar um moinho de orações para que o mantra seja várias vezes repetidas é um ótimo jeito de ganhar mérito.
*Oferendas: Esse tipo de oferenda não é em valor. É realizada com coisas simples: com flores, velas e incensos, que são colocados em templos e santuários.
*Ajuda Monetária: Os praticantes do budismo (monges e monjas) não têm nada de valor. Para se alimentar dependem das doações feitas pelos leigos. Todos os dias, monges as arrecadam em sua comunidade local. Leigos doam comida e roupas, por acreditar que assim ganham mérito.
*Caminhada: Andar ao redor de um solo sagrado é um ritual bem comum no budismo tibetano. Eles têm que caminhar cerca de 2 a 3 vezes, numa oração pelas Três Joias.
*Prostração: Buda não é considerado um deus. Entretanto, seus seguidores o homenageiam e o agradecem pelos ensinamentos.