O alongamento anterior e posterior a qualquer atividade física melhora em 100% a flexibilidade das pessoas, especialmente daquelas mais travadas e com problemas de coluna ou em demais membros do corpo. Como prática viável e realmente sadia, o alongamento proporciona o estiramento das fibras musculares, sua melhor elasticidade e saúde, como rigidez e força.
Geralmente um dos principais exercícios físicos hoje que atuam em total trabalho com o alongamento e a flexibilidade é a musculação, a qual desenvolve os músculos e também os ajudam em um condicionamento e fibras mais resistentes.
Assim, quanto maior for alongado um músculo, maior será sua flexibilidade junto às articulações, e consequentemente menor o número de doenças relacionadas aos nervos, músculos e ossos.
Sem contar que o alongamento ainda queima a gordura do corpo, combatendo possíveis entupimentos nas artérias, contribuindo definitivamente para uma qualidade de vida maior, com saúde e especialmente se realizado em todas as idades.