Como Descobrir e o Como Aprender a Ser Humilde Por Meio da Mentira

Dizem que destruir é mais fácil do que construir. Tal afirmativa, de uma certa maneira, até procede, pois quanto tempo levamos para criar uma imagem que transmita confiança e credibilidade perante as pessoas? No entanto, por um descuido qualquer, podemos por tudo a perder. Sabemos que qualquer vínculo que criamos, seja com instituições ou mesmo com pessoas, depende muito daquilo que transmitimos para as pessoas.

Como descobrir e o como aprender a ser humilde por meio da mentira-1

Como Descobrir e o Como Aprender a Ser Humilde Por Meio da Mentira

Agora, imagine isso em um relacionamento afetivo, em que a confiança pesa muito, principalmente quando o casal se propõe a partir para um relacionamento com maior comprometimento, que pressupõe construir uma vida juntos.

Apesar das mudanças nos últimos tempos em que se verifica a mulher já não ocupando mais o papel de coadjuvante do casal, em muitos casos, sendo a protagonista principal do casal, o que se observa que ainda o homem, no quesito fidelidade, ainda é muito transgressor. Grande parte disso se deve ainda ao fato de que ainda prevalece aquela velha máxima de que o “homem é caçador por instinto”, ou que “a carne é fraca” e quando menos se depara lá está ele mentindo.

Com diversas gerações de homens perpetuando esse hábito nada agradável, eles foram adquirindo um certo “know how”, de forma que mentir parece que vira algo absolutamente normal.

Como descobrir e o como aprender a ser humilde por meio da mentira-2

Perna Curta

No entanto, o homem esquece de um detalhe: atualmente, a mulher trabalha e estuda e convive com outras pessoas, inclusive com homens e, evidentemente, acaba aprendendo muitas coisas do universo masculino, logo, a mentira tem que ser muito bem engendrada.

Independentemente de tudo, o fato é que muitas mulheres acabam se deparando com essa cena, não que muitas mulheres também não mintam para seus maridos, mas ainda é muito reduzida a quantidade de mulheres que o fazem. Como as mulheres normalmente são mais observadoras do que os homens, não é muito difícil elas perceberem os sinais.

Atenção Para a Linguagem Corporal

Um sinal que logo se evidencia é a mudança repentina de comportamento. Evidentemente, todos nós mudamos com o passar do tempo, pelo acúmulo de experiência que vamos adquirindo ao longo da vida, mas é lentamente. Por isso, quando há uma mudança súbita, é bom desconfiar. Isso, no entanto, não quer dizer necessariamente que indica que está “escondendo alguma coisa”, pode, muitas vezes, fazer parte de algum jogo de sedução simplesmente, ou então preparando uma bela surpresa, tal como uma festa surpresa de aniversário mas, de qualquer forma, é um dos componentes do jogo de esconde-esconde.

Outro sinal e, esse é fatal, é pelo olhar. Os antigos gregos já diziam que os olhos são a janela da alma, então fique esperta se seu parceiro não olha nos seus olhos e fica desviando o olhar quando está falando. Aliás, esse é o cacoete do mentiroso compulsivo, ele nunca olha nos olhos de ninguém, porque instintivamente sabe que está mentindo.

Como descobrir e o como aprender a ser humilde por meio da mentira-3

Atenção Para a Linguagem Corporal

Outro sinal também fatal, mas esse requer um senso de observação mais aguçado é o gestual do corpo. Sabe aquela coisa de falar uma coisa e o corpo ficar todo agitado? Em uma situação como essa, se confrontam duas linguagens: uma é que a pessoa está dizendo, evidentemente, cheia de não-ditos que podem ser percebidos em gaguejar, em ficar escolhendo muito o que vai falar e a outra e a do corpo, que também comunica muita coisa.

Repare que o mentiroso parece que não sabe onde enfia as mãos quando está pregando uma de suas mentiras. Alguns ficam com o rosto vermelho, ou então ficam coçando o nariz freneticamente. Como um instinto de defesa, o corpo fica em estado de alerta, ou seja, fica todo tenso. Perceba que se você mudar de assunto, imediatamente o corpo do mentiroso fica todo relaxado.

Sim, a mentira é um jogo, muito perigoso e que exige muita criatividade e muita imaginação e, é claro, muita memória, porque a pessoa tem que sempre ficar lembrando de todas as mentiras anteriores para que o falso cenário criado se mantenha com o mínimo de coerência.

Aí é que entra o lado mais complicado, ou seja, mentir é fácil, o duro é manter a coerência da mentira. Isso é tarefa para um verdadeiro profissional da mentira, porque a contradição é quase que inerente à arte de mentir. Até por isso, é muito mais fácil falar a verdade e aguentar as suas consequências, porque sabe, como é, um dia é da caça e outro do caçador.

É bom sempre lembrar que uma credibilidade destruída, pode levar anos, até uma vida para ser reconstruída. Mas, como fica a posição daquela que descobre a mentira? Imagina como se sente, principalmente se a mentira envolver algo mais sério, como uma traição, por exemplo?

Como acredito que de tudo dá para se tirar algo de bom, fica a lição de que definitivamente estamos sempre aprendendo, seja nas coisas boas seja nas coisas ruins, aliás, as coisas ruins têm um lado pedagógico: o de aprenderemos o quanto somos limitados, o quanto somos primários, dando-nos um banho de humildade e aí que vemos como é difícil ser humilde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.