Com reforço à caminho em 2011, a mais recente família de processadores da Intel chegou para superar de vez os antigos chips vendidos no mercado. Em 3 versões, a nova família Core tem um processador voltado para cada tipo de público, desde o usuário doméstico até o mais exigente dos profissionais. Conheça a seguir as 3 divisões da família Core e decida qual a que mais se encaixa no seu dia-a-dia.
Core i3
Os processadores da linha Core i3 são voltados principalmente para o público doméstico. Todos os processadores da linha i3 são dotados de 2 núcleos físicos e ainda da tecnologia Intel Hyper-Threading que permite que cada núcleo trabalhe em duas tarefas ao mesmo tempo. Na teoria, é como se o i3 possuísse 4 núcleos — no gerenciador de tarefas do Windows é exatamente isso que você vai ver.
Na prática, no entanto, os resultados são um pouco diferentes. Mesmo sendo capaz de realizar 4 tarefas ao mesmo tempo, os processadores i3 não apresentam o mesmo rendimento que um processador desse tipo. O multitarefa do i3 é bastante útil em tarefas comuns, permitindo que o usuário faça muito mais tarefas ao mesmo tempo sem transtornos. i3 ainda possui um controlador de vídeos integrado. A controladora Intel HD Graphics permite substituir um hardware gráfico dedicado na grande maioria dos jogos com mais de um ano de idade.
Core i5
O Core i5 como já é de se esperar é o intermediário. Os processadores dessa família estão distribuídos entre modelos de 2 e 4 núcleos. Os processadores com 2 núcleos dispõem também da tecnologia Intel Hyper-Threading, simulando 4 processadores.
Os i5 ostentam também a tecnologia Intel Turbo Boost. Processadores equipados com esse recurso possuem uma espécie de inteligência artificial. Eles aumentam por si próprios sua performance quando possível, um tipo de “overclock” seguro. O Turbo Boost permite aumentos de desempenho de até 800 Mhz na frequência original do processador, propiciando ganhos surpreendentes em rendimento. mbora os processadores da família i3 já sejam mais que suficientes para qualquer um dos games comercializados hoje, aficionados em jogos de computador podem considerar comprar um chip i5 para suas máquinas. Certamente essa escolha dará vida muito mais longa a seus sistemas.
Core i7
O Core i7 é o topo de linha da família Intel. Esses processadores são equipados com 4 ou 6 núcleos reais. Todos são equipados com Hyper-Threading tornando realidade, portanto, processadores com o equivalente a 12 núcleos. Eles ainda possuem a tecnologia Turbo Boost para ganhos de performance inteligentes. i7 é recomendado para profissionais que precisam de uma carga alta para executar seus trabalhos. Esses chips caem bem para editores de vídeos e imagens, designers que usam programas de renderização de gráficos em 3 dimensões, entre tantos outros trabalhos que exigem sistemas robustos.
Por Thiago Resende