Em nossos dias, senão o maior, um dos maiores problemas que a sociedade vem enfrentando é a dependência química, o consumo e o tráfico de drogas. Não importa onde coloquemos nossos olhos, quer em países desenvolvidos e considerados grandes potências, como os Estados Unidos, quer em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil e outros com porte igual ou inferior ao seu.

Problemas com drogas
A dependência química começa com o uso do álcool, por sua reação inicial de prazer e euforia, e posteriormente conduz a pessoa a buscar outros tipos de drogas, quando o álcool já não a satisfaz… Ou então, para aquelas que não têm atração pelo álcool por achá-lo um produto associado às pessoas de baixo nível cultural ou social, o consumo de drogas como a cocaína e a heroína são mais “aceitáveis”.
Muito se tem feito em todos os países onde há o consumo de drogas para tentar reduzir significativamente o tráfico das mesmas. Entretanto, podemos observar que a despeito de todos os esforços sociais e por parte de órgãos civis e militares no sentido de inibir esse comércio, ele tem aumentado no mundo todo, e as conseqüências do consumo dessas drogas se faz sentir em toda a sociedade.

Causas da Dependência
A violência, a criminalidade, os latrocínios, roubos, estupros, o caos de uma forma generalizada vai se instaurando, pouco a pouco em nossa sociedade.
Acredito que isso tudo tem uma única razão, e é que em lugar de se ir à raiz do problema, está se tentando “podar” os galhos ou conter seus frutos. É como ter uma árvore que produz regularmente frutos azedos, e tentar eliminar os frutos arrancando-os dos galhos. Para que não haja mais frutos azedos, é preciso “remover a árvore” ou então fazer-lhe um enxerto, de forma que em lugar de frutos azedos, produza frutos doces.
O mesmo acontece com a questão das drogas.
Para que se combata ou até se elimine definitivamente o consumo dessas, é necessário que se faça um estudo, uma pesquisa, indo ao cerne da questão do seu consumo; pois não havendo consumo de drogas conseqüentemente não haverá o comércio das mesmas, e os traficantes terão que mudar de ramo ou então de lugar.

Combate às Drogas
Para exemplificar o que estou falando, vou relatar um caso ocorrido no Canadá, às margens do Rio Mississipi…
Em meados de 1800, no Mississipi, houve um sacerdote romano, Charles Chiniquy o qual era o pároco de 600 famílias que para ali se dirigiram a fim de colonizar aquele lugar. Após testemunhar a morte de uma criança como conseqüência da embriaguez da mãe, o sacerdote determinou-se a abolir, daquele lugar, o consumo de bebidas alcoólicas.
Por meio de suas palestras, Chiniquy conseguiu convencer as pessoas a abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, de forma que os comerciantes que sobreviviam com a venda de bebidas alcoólicas tiveram que mudar de ramo e muitos outros abandonaram o lugar.
Logo, não havendo consumidores, não haverá comercializadores!
Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR.