Pesquisada Realizada
De acordo com uma pesquisa realizada, o exercício respiratório, feito antes da cirurgia cardíaca, pode ajudar muito na recuperação do paciente.Os pesquisadores avaliaram cerca de trinta e cinco pessoas, que se submeteram à cirurgia coronariana e, descobriram uma maneira simples, de melhorar as chances da intervenção cirúrgica ser um sucesso: Basta a pessoa fazer uma fisioterapia respiratória antes da operação, pois o estudo científico mostrou, que esse procedimento, pode evitar as complicações decorrente da cirurgia, nos indivíduos.
Riscos Cirúrgicos

Exercícios Respiratórios Antes da Cirurgia do Coração
Os especialistas ressaltam que, toda cirurgia de grande porte, principalmente, as intervenções cardíacas,podem trazer riscos de problemas respiratórios posteriores, tendo como consequência as pneumonias e as infecções pulmonares. A pesquisa realizada, apresentava como proposta, observar se a fisioterapia respiratória antes da cirurgia, seria capaz de auxiliar na recuperação dos pacientes. Atualmente, o que existe nas clínicas e hospitais, são os exercícios respiratórios, feitos somente após os procedimentos cirúrgicos.
Sessões de Fisioterapia
Foi proposto pelos especialistas às pessoas,com cirurgias cardíacas agendadas, a realização de três a dez sessões de fisioterapia,para evitar os possíveis efeitos colaterais, pós-cirúrgicos. Todos os pacientes, que se submeteram às sessões fisioterápicas, não tiveram complicações após a operação, e nem quadros clínicos de enfermidade nos pulmões, comuns em cirurgias de grande porte. É importante que os pacientes façam as sessões, mesmo que não sejam muitas, pois os exercícios propostos, auxiliam no fortalecimento da musculatura pulmonar, preparando o organismo para a cirurgia. De acordo com os pesquisadores, os pacientes que participaram da pesquisa, tiveram uma boa recuperação,e uma melhor qualidade de vida.
Estudos Realizados em Crianças

Pesquisa
Outra pesquisa feita no ano de 2008, demonstrou que a técnica de fisioterapia respiratória, antes da cirurgia cardíaca, também traz benefícios para as crianças. O estudo avaliou cerca de cento e trinta e cinco, na faixa etária de zero até seis anos, que foram submetidas à intervenção cirúrgica cardíaca, sendo que um grupo fez as sessões de fisioterapia antes e depois da operação, e o outro, só após a cirurgia. O primeiro, apresentou cerca de vinte e cinco por cento, de problema pulmonar pós-cirúrgico, em quando a segunda turma, apresentou cerca de quarenta e três por cento, de pacientes infantis com complicações no pulmão, sendo a pneumonia, a mais freqüente.
Redução de Custos
Os pesquisadores, que participaram do estudo da fisioterapia respiratória, revelam que essa técnica é capaz de diminuir o período de internação das pessoas, reduzindo com isso, as despesas financeiras. As doenças cardíacas, são as que mais demandam intervenções cirúrgicas, e também uma das que mais levam o indivíduo a óbito.
Sem Aparelhos Especiais

Especialistas
A fisioterapia respiratória, pode ser realizada , sem a necessidade de aparelhos especiais, sendo portanto, um procedimento com um custo financeiro baixo, resultando na economia que é feita pela redução do tempo, de internação dos pacientes. Os especialistas, advertem às pessoas, que se o hospital não oferecer as sessões de fisioterapia antes da cirurgia,elas devem se informar sobre a possibilidade de realizá-las, por um profissional especializado, que avalie as condições físicas, de cada indivíduo.
Salete Dias