Uma bússola é um instrumento que contém um elemento magnético suspenso que exibe livremente a direção da componente horizontal do campo magnético da Terra, no ponto de observação. A bússola magnética é uma invenção chinesa bastante antiga, provavelmente descoberta na China durante a pela primeira dinastia Qin (221-206 aC). Adivinhos chineses usaram um mineral composto de óxido de ferro que se alinha na direção norte-sul para construir seu aparato para ajudar na orientação de mapas. Eventualmente, alguém percebeu que o mineral era melhor em apontar direções reais, levando à primeira bússola magnética. Eles projetaram a bússola sobre uma pedra quadrada, que tinha marcas para os pontos cardeais e as constelações. A agulha apontando para um dispositivo de magnetita foi em forma de colher, com uma alça que apontava sempre para o sul.

Escolar
Agulhas Magnetizadas
As agulhas magnetizadas utilizadas como indicadores de direção em vez de magnetos em forma de colher apareceram pela primeira vez no século 8 dC, outra vez na China, e entre 850 e 1050 parecem ter se tornado comum na fabricação do artefato, tal como dispositivos de navegação de navios.
Bússola Como Auxiliar de Navegação
A primeira pessoa a ter usado a bússola como auxiliar de navegação foi Zheng He (1371-1435), a partir da província de Yunnan na China, e fez sete viagens dentro do oceano, entre os anos de 1405 a 1433. Os ferrites ou óxidos magnéticos são pedras que atraem ferro e outros metais. Estes são os ímãs naturais e não são invenções. No entanto, as máquinas que nós fazemos com os ímãs são invenções. Os ferrites foram descobertos milhares de anos atrás, e grandes depósitos foram encontrados no distrito de Magnésia, na Ásia Menor, dando o nome do mineral de magnetita (Fe3O4).

Bússola
O Apelido
A Magnetita foi apelidada desta maneira e utilizada pelos navegadores, tão cedo conseguiram descobrir o Pólo Norte magnético. William Gilbert publicou um documento sobre o magnetismo, em 1600, sobre o uso e as propriedades da magnetita. Em 1819, Hans Christian Oersted relatou que, quando uma corrente elétrica em um fio é aplicada à uma agulha de bússola magnética, o imã foi afetado – isto é chamado eletromagnetismo. Em 1825, inventor britânico William Sturgeon (1783-1850) apresentou um dispositivo que estabeleceu as bases para as grandes comunicações eletrônicas: o eletroímã. Sturgeon exibido o seu poder, levantando várias quotas de peças com um pedaço grande de ferro envolvido com fios através dos quais foi enviada a corrente de uma bateria de célula única.

Orientação
Problemas e Limitações
Como todas as coisas neste mundo, há problemas e limitações. Alguns deles são devido a terra não ser perfeito. Além disso, o Pólo Norte pode passar rapidamente ao redor e se tornar o pólo sul e vice-versa. Isso acontece em média a cada 250.000 anos, mas a última vez que ocorreu foi há 780 mil anos por isso esteja atento.