Carabina de Pressão

Este é o termo utilizado para denominar armas que não utilizam cartuchos explosivos, também conhecidas como espingardas de pressão ou espingardas de chumbinho, sua carga é composta somente pelo projétil, o qual se impulsiona devido a uma pressão produzida a partir de um pistão a gás, uma mola ou um reservatório interno de ar compactado. Geralmente essas armas são capazes de atirar somente uma vez a cada recarregada. Por causa da proibição do porte de armas de fogo no Brasil, o número de armas de pressão utilizadas em território brasileiro está aumentando cada vez mais.

Espingarda

E isso faz com que muitas empresas que produzem armas de pressão e estão paradas, voltem a produzir. Alguns exemplos são: Urlko, Rossi, CBC, dentre outras.
Atualmente no Brasil muitos campeonatos nacionais e regionais que utilizam tais armas estão ocorrendo, algumas até se parecem com o Field Target.

Finalidades

As carabinas de pressão possuem um calibre reduzido e uma força de impacto não tão fugaz. O calibre geralmente é de 4.5mm ou 5.5mm nas atuais armas. As carabinas de pressão também são chamadas e conhecidas como espingardas de caça.Usualmente são usadas em tiros desportivos e para caçar pequenos animais, tipo coelhos, lebres, pássaros. Assim, é importante o fato que a primordial intenção com que foi criada era para se caçar coelhos e pássaros, como pombas.

Utilidades

Essas espingardas de caças estão sendo utilizadas frequentemente também na modalidade esportiva, como em competições tipo Field Target, competições as quais fingem uma caça.

Munição

A munição desse tipo de arma são pequenos projéteis, conhecidos como chumbinho. São muitas as fábricas que produzem esses projéteis, tal como são diversos os modelos que existem. Alguns modelos populares são: cabeça pontiaguda, redonda, oca e chata. Este último é o mais usado em competições, uma vez que é o mais preciso deles.

Chumbinho

Este chumbinho é inserido na parte de trás do cano, o qual varia segundo o modelo e marca. As marcas mais usadas e famosas são Norica e Gamo, ambas espanholas.

Mira

Miras Abertas: Quase todas as carabinas de pressão têm uma mira regulável, a qual é incentivada a ser calibrada antes de usar. Cada arma possui um tipo de mira, não sendo esta padrão. A parte regulável da mira é uma chapa de aço que escorrega sobre uma rosca e fica sobre a mesma linha que a alça que está no fim do cano. As miras abertas são geralmente feitas em fibra óptica.
Miras Fechadas: Conhecidas como lunetas de mira (ou só lunetas).

Nada mais do que aparelhos óticos que se compõe por um tubo de metal que possui lentes nas pontas, usualmente aumentam imagem visada e diminuem o campo de visão, ou seja, produzem o zoom.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.