Café colhido das fezes de um animal é um dos mais apreciados no mundo

O Incrível Café Kopi LuwakL
Na Indonésia um raro tipo de café é produzido: é o Kopi Iuwak, feito a partir de grãos de café recolhidos das fezes do Iuwak, um animal da região. Justamente pelos grãos serem recolhidos dos excrementos do animal, ele é raro é portanto exclusivo (por ano são fabricados menos de 450 quilos do café ), e um quilo dessa suposta iguaria pode chegar a mais de quinhentos reais.
De acordo com os produtores do café o sabor é diferenciado, pois os grãos são ingeridos pelo animal e portanto passam por um processo de fermentação natural dentro do aparelho digestivo do bicho. Isso confere ao café um sabor diferenciado pois as bactérias utilizadas na fermentação do grão é diferente das usadas pela indústria cafeeira.
A origem deste café é obscura

Consumo
Alguns dizem que ele é consumido há mais de 200 anos no país, desde quando os holandeses começaram a cultivar café nas ilhas que atualmente formam a Indonésia (Java, Sulawesi e Sumatra). No entanto não existem registros que comprovem esta origem.
Existem outros lugares do mundo onde são produzidos cafés semelhantes. Um exemplo é o Vietnã, onde uma versão do Kopi Iuwak chamada “weasel coffe”é produzido com sementes defecadas por doninhas. Nas Filipinas existe o Kape Alamid, feito da mesma maneira que o café da Indonésia.
O segredo do café da Indonésia

Variedade
Embora o animal se alimente dos grãos de café, eles não são digeridos e passam inteiros pelo aparelho digestivo do Iuwak – a única coisa que acontece é a fermentação natural pelo contato dos grãos com as enzimas digestivas. Os maiores apreciadores deste café são os japoneses e os americanos, que o consideram a variedade mais saborosa de café. De acordo com os fãs o sabor é menos amargo e possui menos acidez do que a bebida preparada com grãos comuns.
Existem diversas pessoas que temem tomar o café pelo fato dele ter sido recolhido das fezes de um animal. No entanto especialistas garantem que embora o aparelho digestivo do animal realmente altere o sabor do grão, o consumo do café é seguro. Afinal, os grãos são tratados, higienizados e posteriormente torrados antes da venda final em lojas especializadas.
Existe inclusive uma associação islâmica na Indonésia que quer banir a bebida do país, por ela ser considerada imprópria para o consumo de acordo com as leis de dieta islâmica (pelos grãos serem recuperados das fezes de um animal, a bebida é “suja”). A fama do café o levou até a ser estrela de cinema! No filme “Antes de Partir”, o personagem Edward Cole (vivido pelo ator Jack Nicholson) é um grande apreciador deste café.
Neto