Máscara para Festa

Quem nunca sonhou em participar de um baile de máscaras? Essas festas começaram há muitos tempo atrás, no carnaval da cidade italiana, Veneza. Mas, de tão populares, charmosos e glamourosos, não demorou muito para que festas de máscaras se espalhassem pelo mundo todo. O primeiro país depois da Itália a adotar o famoso baile de máscaras foi a França, que transformou a ideia em festas luxuosas.

O baile de máscara está associado a um evento elegante e o acessório serve para criar uma atmosfera de mistério. Todos os convidados devem comparecer com suas máscaras, com o rosto coberto e isso faz parte do charme do evento.

Do Carnaval Para as Festas Luxuosas

As máscaras de festa que começaram para deixar o carnaval mais bonita, não foram em momento algum exclusivas desse tipo de evento. Pelo contrário, logo se transformaram em acessórios de festas luxuosas e atualmente, podem ser “requisito” de aniversários, festas de 15 anos, bailes de luxo, formaturas e até mesmo em festas de Ano Novo. Os casais mais moderninhos também estão adotando as máscaras para deixar mais divertida a festa de casamento.

E apesar de estarmos falando de máscaras, elas são usadas em festas onde impera o luxo, o clássico e a sofisticação. A decoração do ambiente e as roupas devem seguir a mesma linha, afinal de contas, não estamos falando de carnaval. Até porque, o carnaval tradicional com as máscaras é muito luxuoso.

Dicas de Decoração de Festas de Máscara

Se você não está pensando em ser convidado, mas sim, ser o anfitrião de uma festa de máscaras é bom pensar na decoração. O dourado ou prateado e o branco, normalmente, são as melhores tonalidades para decorar o ambiente e ajudam a dar destaque as máscaras dos seus convidados.

Uma dica é criar “pontos de destaque” com as cortinas que podem ter fitas metalizadas, além disso, você pode usar balões de gás, desde que metalizados e nas cores branca ou prata ou dourado, o que foi escolhido.

Fique atento também ao tipo de iluminação, para dar o ar de mistério que pede a ocasião, aposte na luz baixa. Existem alguns truques que podem garantir essa atmosfera. Claro, que se você contratar uma empresa para preparar a iluminação terá um resultado melhor, mas dá para usar pequenos truques, como papel celofane nas lâmpadas para criar o clima de mistério.

Os convidados devem ser avisados de que se trata de um baile de máscaras ou uma festa de máscaras, no momento em que eles forem convidados. Dê o aviso junto com o convite oficial e reforce, que o acessório será obrigatório. Para facilitar, você também pode indicar os lugares que eles poderão adquirir a máscara de festa. E se quiser deixar a ocasião muito especial, ainda dá para dizer que vai ter um concurso de máscara, como prêmio, uma garrafa de vinho ou uma cesta de doce.

Para garantir que todos os convidados usarão a máscara, deixe com o porteiro, algumas, pois, sempre tem um ou outro convidado que acaba esquecendo. No caso de festas que foram organizadas por empresas, como formatura ou festa de 15 anos, o legal mesmo é ter as máscaras para distribuir entre os convidados, logo na entrada. De preferência, elas devem variar nos formatos e nas cores, para que os convidados possam escolher a que mais tem a ver com a própria personalidade e ou com a roupa que está vestindo.

Não esqueça que as máscaras de festa que você estará dando para os seus convidados devem ser confortáveis, com elástico de boa qualidade ou aquelas de segurar com as mãos. O bom é ter as duas opções e deixar que cada um escolha a sua. O elástico, por exemplo, pode não agradar algumas pessoas, principalmente as mulheres, pois pode acabar amassando o penteado.

Como Fazer Máscara de Festa de Renda

Agora você aprender a fazer a sua própria máscara de festa, caso seja convidado de última hora e não tenha como adquirir o acessório. Sem contar, que você garante uma máscara com o seu estilo e no final fica muito econômica.

1- Os materiais necessários para fazer a máscara de festa são: papel filme, molde de máscara, tule, tinta tridimensional, fita adesiva, fita ou elástico, tesoura.

2- Veja como fazer:

a- Primeiro busque na internet o desenho de uma máscara que você goste e imprima o molde. Claro, que se você sabe desenhar, pode fazer o seu molde exclusivo, a sua máscara ficará ainda mais bonita.

b- Feito o molde, sobre uma mesa, cubra-o com papel filme e use a fita adesiva para evitar que saia do lugar.

c- Use a cor da tinta tridimensional da sua preferência. É fácil de aplicar, graças ao tipo de bico da embalagem. O trabalho fica mais limpo e perfeito.

d- Com um aplicador você vai desenhando a renda sobre a máscara de festa. Preste muita atenção na hora de fazer essa etapa. É importante ter definido todas as linhas que devem formar a renda. Estando em contato, outro ponto imporante, a máscara ficará firme e você não terá problema ao usá-la. Depois de terminar essa etapa é necessário esperar que a tinta seque por completo.

e- Quando você tiver certeza de que a tinta secou completamente é hora de fazer o corte da máscara, faça isso observando o contorno da forma do acessório. Claro, é necessário retirar o tule que foi colado também na abertura dos olhos, não daria para usá-la com tecido atrapalhando a visão.

f- Na hora de dar o toque final para a sua máscara ficar perfeita, coloque duas fitas para amarrar ou se preferir, um elástico, ligando um lado ao outro. No caso da fita tire a medida e ela pode sobrar um pouco, fica charmoso a fita caída sobre os cabelos. Já o elástico tem que ter uma medida que evite prender a sua cabeça e não pode ser mais largo do que 2 centímetros.

g- Se preferir, você pode encapar um palito de madeira com fita ou com o próprio tule e ele servirá para segurar a máscara.

Desde tempos antigos acontecem festas diferentes, seja com fantasias ou então com máscaras. Nessas festas com máscaras, cada um esconde o rosto com uma máscara podendo ficar fixa no rosto ou então sendo segurada com a mão.

Até hoje essas festas acontecem e as máscaras podem ser encontradas em diferentes locais. Além disso, as máscaras podem ser feitas artesanalmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.