História da A Grande Família

A Grande Família
A primeira versão do seriado A Grande Família foi produzido pela Rede Globo de 1972 a 1975, o elenco contava com atores como: Jorge Dória, Eloísa Mafalda, Osmar Prado, Luiz Armando Queiroz, Djenane Machado, Maria Cristina Nunes, Paulo Araújo e Brandão Filho, ao decorrer dos três anos de exibição foram feitas algumas alterações no elenco.
Em 2001 a Rede Globo resolveu produzir uma nova versão do seriado incluindo novos personagens e adaptando as histórias à realidade atual, e como sugere o tema de abertura é uma família muito unida e também muito ouriçada, características essas que fazem desse seriado um grande sucesso da TV brasileira e que rendeu ao ator Pedro Cardoso uma indicação ao Prêmio Emmy em 2008 por sua atuação como o taxista Agostinho.
O seriado conta de forma bem humorada as histórias de uma família suburbana, as alegria e conflitos de Dona Nenê, Lineu, Tuco, Bebel, Agostinho e seus vizinhos.
Os Personagens

Histórias
Lineu é o pai da família, um fiscal sanitário que gosta das coisas todas dentro da lei, é interpretado pelo ator Marco Nanini. Ele é casado com Dona Nenê, uma mãe de família e esposa dedicada que faz de tudo para agradar os filhos e o marido, interpretada pela atriz Marieta Severo. Os filhos do casal são: Tuco (Lúcio Mauro Filho), um rapaz que não quer saber de trabalhar e vive às custas do pai, e Bebel (Guta Stresser) que é casada com o taxista e picareta Agostinho Carrara (Pedro Cardoso).
Os vizinhos que também participam das engraçadas histórias são: Beiçola (Marcos Oliveira) o dono da pastelaria do bairro que é apaixonado por Dona Nenê, Gina (Natália Lage) a namorada de Tuco, o atrapalhado Paulão da Regulagem (Evandro Mesquita) e Mendonça (Tonico Pereira) o chefe da repartição de Lineu.
Alguns personagens tiveram sua passagem pela série por um tempo, mas hoje já não fazem mais parte do elenco, são eles: a cabeleireira amiga de Nenê, Marilda (Andréa Beltrão), Tio Juvenal (Francisco Milani), Genílson (Willian Guimarães) e o saudoso Seu Flô, vivido pelo falecido ator Rogério Cardoso.
A Grande Família – O Filme

Filme
Por ser um grande sucesso da TV, em 2007 a Globo filmes resolveu fazer um longa metragem contando a história dessa família.
No filme Lineu acredita que tem uma grave doença, mas faz de tudo para esconder do resto da família. Acreditando que está prestes a morrer ele deixa de fazer várias coisas como ir a um baile com Nenê, que por sua vez acredita estar sendo traída. Ela então resolve convidar um ex-namorado para lhe acompanhar ao baile e a família se revolta.
Lineu, com medo de perder sua amada Nenê tenta de diversas maneiras evitar que a família sofra com sua morte e é aí que o filme se desenrola, com diversas situações engraçadas e inusitadas. Um filme para toda a família ver e se divertir.
Por Heloisa Prado