Mitologia e Religião Nórdica

A religião pagã nórdica e a mitologia associada a mesma era a crença religiosa das tribos do norte da Europa, os teutônicos (tribos germânicas) e os nórdicos (godos e escandinavos).
A maior parte ds registros que temos sobre a mitologia nórdica datam dos séculos 11 a 18, atravessando mais de dois séculos de preservação oral em uma sociedade que fora cristianizada. Nesse ponto começou a ser registrada por escrito, em especial na obra Edda.

Cosmologia

A mitologia e religião nórdica dividiam o universo em vários mundos, sendo que alguns dos principais eram: Midgard, terra dos humanos; Vanaheimr, terra dos Vanir; Jötunheimr, terra dos gigantes; Asgard, mundo dos Aesir e Hel, submundo dos mortos.

Havia ainda o Valhalla, salão de Odin dedicado aos grandes guerreiros que morreram em batalha e lutariam ao lado dos deuses no Ragnarok. E Yggdrasil, a árvore do mundo, que conecta os 9 mundos diferentes e tem Asgard no topo.

Arvore

Ragnarok

Evento cataclísmico cujo nome significa “o destino final dos deuses” e que culmina em uma grande batalha entre as forças dos deuses contra os gigantes e seus aliados, liderados por Loki. Na batalha grandes deuses morrerão e após seu término a terra será inundada e uma nova era começará, com dois seres humanos que repovoarão a Terra.

Destino

Vanires, Aesires e outros seres

Vanires e Aesires eram os principais povos entre os deuses, mas que já guerrearam longamente no passado, sendo unificados no panteão nórdico posteriormente. Outros seres de destaque são os opositores dos deuses: os Jotun (gigantes), o lobo Fenrir e Jörmungandr , a serpente de Midgard.

Povos

Os deuses nórdicos

Odin – Pai dos deuses e da humanidade, é um deus Aesir da sabedoria, da magia, do conhecimento e da morte em batalha. Sacrificou um de seus olhos para adquirir sabedoria e permaneceu torturosamente pendurado da árvore Yggdrasil para adquirir o conhecimento das runas. Auxiliado pelos corvos Huggin e Munnin(pensamento e memória), Odin sabe de tudo que se passa nos mundos.

Thor – Deus Aesir guerreiro do trovão, Thor é a personificação da força, sendo extremamente popular entre muitas tribos. É famoso por seu martelo Mjollnir que causa trovões e raios e mata qualquer gigante que atingir.

Freya – Deusa vanir da beleza e do amor, mas também uma deusa guerreira e senhora das Valquírias (entidades responsáveis por levar os bravos mortos em batalha ao Valhalla). Irmã gêmea de Freyr.

Freyr – Irmão gêmeo de Freya é também um deus Vanir, simbolizando a fertilidade. Associado aos javalis, era casado com uma Jotun, pela qual deu sua espada como pagamento.

Tyr – Deus da guerra, da justiça e da lei, Tyr sacrificou sua própria mão para que o lobo Fenrir fosse preso. Antes de Odin foi o líder dos deuses.

Loki – Trapaceiro e responsável pela necessária reversão da ordem das coisas, Loki é tanto um ajudante quanto um inimigo dos deuses. Foi aprisionado por ter causado a morte de Baldur e quando liberto, lutaria contra os deuses na batalha final de Ragnarok.

Heimdall – Deus guardião da ponte arco-íris Bifrost, que leva a Aesir. Heimdall tinha os sentidos extremamente apurados, sendo capaz de ouvir até o crescer da grama. Responsável por soar a trombeta que anunciará a batalha final dos deuses.

Baldur – Filho de Odin, assassinado pela manipulação de Loki. É o deus da luz e do amor, e só retornará para auxiliar os deuses durante o Ragnarok. Casado com a deusa Nanna, entidade da alegria.

Frigga – Esposa de Odin e deusa da maternidade e das crianças. Diz-se que ela é capaz de ver o futuro, mas mantém para si seus mistérios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.