Conheça a história das Seleções do grupo A

Times do Grupo A da Copa
O grupo A da Copa do Mundo é composto pelas seguintes seleções: África do Sul, Uruguai, México e França.
África do Sul
A África do Sul foi um país onde o futebol foi duramente atingido pela política segregacionista. Não existia uma “Seleção” com os melhores jogadores, e sim um time onde somente brancos ou outro onde somente negros deveriam jogar.
O apartheid (sistema que segregava negros e brancos oficialmente) atrasou a consolidação do futebol de qualidade no país, uma vez que a Seleção “oficial” do país, a de brancos (chamada Federação Branca), foi expulsa da FIFA 1976 (embora já tivesse sido alvo de represálias em anos anteriores) devido ao lamentável massacre de Soweto.
Com o fim do Apartheid em 1991, uma seleção multiétnica como a dos outros países foi elaborada e já começou a disputar oficialmente pela FIFA em 1992, por uma vaga para a Copa do Mundo de 1994.
A Copa do mundo de 2010 está sendo sediada pelo país.
México

Vitórias
O México é o país que mais obteve vitórias contra o Brasil em grandes torneios, inclusive tendo ficado campeão na Copa das Confederações em 1999 quando derrotou o Brasil.
O país já participou de 14 Copas, sendo que já foi sede de 2 torneios da FIFA. Embora tenha participado de um grande número de Copas, a melhor colocação atingida pelo país foi a sexta colocação, obtida quando o campeonato foi realizado no México, em 1970 e 1986.
Uruguai
A seleção uruguaia é uma das mais tradicionais a disputar a Copa: só de títulos internacionais, o país tem 19 títulos oficiais.
Além disso, o país também obteve bons resultados em Olimpíadas, onde conquistou duas medalhas de ouro em dos jogos seguidos, o de 1924 e o de 1928.
O Uruguai foi o primeiro país a sediar um Mundial de Futebol, em 1930, e foi também o primeiro campeão deste torneio.
A Seleção conhecida como “Celeste” é uma das mais bem sucedidas do mundo, pela sua tradição e história de sucesso neste popular esporte.
França

Futebol
A Seleção francesa possui um histórico de respeito, sendo um dos dois países que possuem o título conhecido como Quádruple Corona (o outro país é a Argentina). Para ganhar este título, é necessário ter vencido ao menos uma Copa do Mundo, uma ediçao dos Jogos Olímpicos, uma da Copa das Confederações e no caso de um time Europeu, uma Eurocopa.
A França também possui o mérito de contribuir para o combate ao preconceito no futebol, sendo uma das Seleções pioneiras a convidar um negro para jogar na Europa, em 1938. Vale lembrar a importância deste ato, em um período que seria marcado pela intolerância combatida na 2º Guerra Mundial.
O futebol é um instrumento de pacificação, que une os povos e contribui para a aceitação das diferenças.
Andressa Silva.