Existem vários mistérios que a ciência não consegue desvendar
A ciência visa explicar os fenômenos do mundo através de um método claro e que possa ser reproduzido para fins de verificação. A esta série de etapas utilizadas para validar alguma tese, chamamos de “método científico”.
Para comprovar alguma coisa na ciência, é necessário seguir as quatro etapas propostas no método cientifico – que foi inventado pelo cientista Galileu Galileu durante o século 16, e é utilizado até hoje.
As dúvidas que a ciência não consegue responder esbarram sempre em alguma destas etapas
Observação
Fase onde o cientista encontra o alvo de sua pesquisa (deve ser algo concreto), através da observação do meio em que vive.
Questionamento
Onde as dúvidas sobre o objeto de pesquisa começam a ganhar forma, como “o que este objeto representa”, ou ”de onde veio o objeto”.
Hipótese
Levando em consideração as perguntas formuladas sobre o objeto de pesquisa, o cientista começará a tentar encontrar uma explicação razoável para o acontecimento.
Experimento
A hipótese formulada na etapa anterior começa a ser testada. Os critérios da experiência devem ser claros e reproduzíveis, caso a hipótese tenha que ser submetida a outra experiência. O experimento deve responder as perguntas e confirmar a hipótese sugerida.
Existem na ciência alguns temas que não conseguiram passar por estes quatro estados, e portanto os cientistas nada podem afirmar sobre ele – se existe ou não, por exemplo. Veja quais são:
ETs
São vários os relatos que afirmam o contato com Extraterrestres ou objetos desconhecidos. No entanto, como não existem evidencias reais sobre a existência de extraterrestres (não existe um corpo ou um pedaço de disco voador disponível para a comunidade cientifica, por exemplo) é impossível realizar experiências, e a pesquisa esbarra na quarta etapa do método cientifico.
Existência de Deus
Esta deveria ser uma questão de fé. No entanto, os cientistas sempre buscaram responder a esta questão: um ser superior e criador de tudo realmente existe? No entanto, essa é a dúvida mais impossível de responder por outro caminho que não a fé.
Afinal, não existem evidencias concretas que a ciência possa utilizar para realizar qualquer experimento.
E a existência de Deus continua sendo questão de fé.
O mundo é real?
O filme “Matrix” propôs uma reflexão interessante: o mundo em que vivemos é uma realidade, ou vivemos em alguma simulação, universo paralelo ou espécie de sonho? Por incrível que pareça, cientistas já estudaram bastante esta questão.
Mas como não existem provas de que vivemos em uma “Matrix”, nenhuma das etapas do Método é atendida: não é possível ver, portanto não existem perguntas, nem hipótese, e muito menos experimento.
Morte
Até hoje ninguém conseguiu provar nada sobre a morte e se existe uma “vida” após o falecimento. E enquanto não voltar ninguém pra contar, continuará assim.