Este santo é ligado a Igreja Católica e popularmente conhecido por prestar socorro às causas urgentes e justas. Historicamente, Santo Expedito atuou como comandante chefe na XLL Legião Romana, cujo nome era “Fulminante”, por causa de uma memorável e celebre façanha em Melitene que hoje se denomina Melatia, na Armênia.

Santo Expedito
A referida legião era composta basicamente por soldados de cultura religiosa cristã, cuja função primordial era defender bravamente as fronteiras contra ataques provenientes de bárbaros asiáticos. Santo Expedito comandou esta legião de forma que se destacou através de suas virtudes cristãs e também como chefe extremamente ligado a religião, aos seus deveres, à disciplina e à ordem. Antes de converter-se ao Cristianismo levava uma vida totalmente devassa.
Quando estava prestes a se converter surgiu um espírito maligno em forma de corvo que grasnou “cras”, cujo significado em latim é “amanhã”. Diante da situação o Santo pisoteou o referido corvo dizendo “hodie”, que quer dizer “hoje”, desta forma confirmando a urgência de sua conversão. Por esta passagem é que Santo Expedito é conhecido como o Santo das causas urgentes.
Conversão

Católicos
Expedito e sua tropa converteram-se ao Cristianismo, sendo vítimas da fúria de um imperador chamado Diocleciano. O destaque conferido à expedito por seu posto tornava-o um alvo da ira do imperador, tanto que, aos 19 dias do mês de abril do ano 303 d.C., Expedito foi flagelado e decapitado.
Devoção
A devoção conferida a santo Expedito teve início na sua pátria e aos poucos foi ganhando maiores proporções ampliando-se para o Oriente e o Ocidente, mais especificamente na Alemanha. Seu nome foi se espalhando pela Espanha, Itália, Bélgica e França. No ano de 1894 foi erguido um altar com uma estátua em sua homenagem na Capela das religiosas Mínimas. Santo Expedito é protetor de estudantes, militares e viajantes, auxilia com urgência em problemas de solução difícil.
Imagem

Promessa
Santo Expedito tem sua imagem em trajes de legionário, veste uma túnica curta e um manto militar jogado para trás e esta em postura marcial. Trás na mão uma palma e na outra a cruz na qual pode-se ler “Hodie”, como referência ao seu encontro com o corvo, que tentava adiar a sua conversão ao cristianismo. Aos seus pés jaz um corvo.
No Brasil
Quem tem fé no santo Expedito costuma pedir auxílio à ele e em troca realizar uma promessa. Aqui no Brasil o pagamento de promessas mais comum se dá pela impressão de santinhos que devem ser distribuídos em igrejas, locais de trabalho, enfim, divulgando a imagem e as bençãos deste Santo.
Esta forma de demonstrar a fé esta associada a difusão da mesma, além disso os fiéis comprovam seu desprendimento material ao pagar pela impressão de centenas ou milheiros de imagens.